Vila Pouca de Aguiar conta oficialmente com nova Loja do Cidadão

As novas instalações da Loja do Cidadão de Vila Pouca de Aguiar começaram a funcionar na segunda-feira, 18 de dezembro, no edifício do Palácio da Justiça e a inauguração oficial do espaço decorreu na quinta-feira na presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e do pároco António Paulo que procedeu à bênção do novo espaço, seguindo-se o descerramento da placa de inauguração desta loja, que é a 5ª do distrito de Vila Real.

A Loja do Cidadão de Vila Pouca de Aguiar inclui a Conservatória, um espaço de Atendimento do Município e o Serviço de Finanças. No novo Espaço Cidadão é possível pedir a renovação do Cartão de Cidadão, para maiores de 25 anos, e a renovação da carta de condução, entre outros serviços da administração pública.

A nova Loja do Cidadão resulta de uma candidatura aprovada ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua dimensão Transição Digital, nomeadamente no Desenvolvimento de Projetos no âmbito da reformulação do atendimento dos serviços públicos.

A obra resulta de um investimento no valor de quase 900 mil euros, aprovado e comparticipado no âmbito do PRR.

Na cerimónia de inauguração esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, o presidente da Agência para a Modernização Administrativa, João Dias, a diretora de Finanças de Vila Real, Maria Manuela Sanches, o responsável pelo serviço de Finanças de Vila Pouca de Aguiar, Vítor Firmino, a responsável local do Instituto dos Registos e do Notariado, Graça Martins, o autarca da Freguesia Daniel Alves, representantes de vários organismos regionais e a comunidade aguiarense.

Com a abertura deste novo espaço em Vila Pouca de Aguiar, passaram a ser 72 as Lojas de Cidadão existentes por todo o país. Até ao final de 2026, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) prevê abrir 20 novas Lojas de Cidadão, 300 Espaços Cidadão e 10 Es Móveis.