Casa de Santa Marta constrói presépio com material reciclado

Esta obra de arte, construída à mão na maioria por materiais reciclados, retrata todas as passagens do nascimento de Jesus e contém elementos representativos da cidade de Chaves, como a Ponte romana de Trajano, o rio Tâmega e a Casa da Madalena.

“Estou muito satisfeita. Neste presépio popular cabe tudo, os mistérios de deus, a Ponte Romana de Chaves, a Casa da Madalena. Tentamos-mos integrar na cidade onde estamos”, apontou a Madre Laurentina.

Construído nas horas vagas, ao longo de cerca de dois meses, este trabalho artístico contém várias peças e pormenores, muitos deles indicados pelos próprios utentes do lar.

“Os utentes colaboraram. Temos uma ponte Romana e eles disseram que estava incompleta porque falta uma coluna desde os anos 70. É um presépio realizado entre todos”.

A par dos cuidados que presta aos idosos na Casa Santa Marta, a irmã espanhola Laurentina realça que todo o trabalho investido é compensatório. Deu muito trabalho mas quando temos uma ilusão grande, o trabalho é relativo, não é cansativo. Esta casa é uma família grande somos 120 idosos e fazemos tudo para ver as pessoas felizes”.

O presépio da Casa de Santa Marta é uma tradição de natal muito apreciada pelos utentes, familiares e emigrantes, que está aberto todo o ano. Em 2023 cumpre-se 800 anos desde a criação do primeiro presépio por São Francisco de Assis, protetor dos animais.