Enfermeiro flaviense reconhecido no Reino Unido

Filipe Ferreira foi um dos cinco enfermeiros portugueses convidados pelo Rei Carlos III para uma cerimónia de agradecimento e reconhecimento pelo contributo destes profissionais de saúde no Reino Unido.

A cerimónia decorreu esta terça-feira, 14 de novembro, no Palácio de Buckingham e contou com a presença mais membros da família real, o Duque e a Duquesa de Gloucester, que defendem causas da ligadas à saúde, a chefe de enfermagem de Inglaterra e da Irlanda do Norte, a Secretária de Estado da Saúde e Serviços Sociais, Victoria Atkins. O evento foi realizado no 75º aniversário do Rei Carlos III que assinalou também os 75 anos do NHS (Serviço Nacional de Saúde do UK).

A trabalhar no Reino Unido há 11 anos este flaviense teve a oportunidade “de uma vida”. “Ontem foi como um sonho que se tornou realidade ao estar na receção, num lugar glamoroso cheio de história”, revelou Filipe Ferreira.

O evento no Palácio de Buckingham foi realizado para prestar homenagem à força de trabalho internacional de enfermagem e obstetrícia do Reino Unido e para reconhecer a multiplicidade de origens e culturas que contribuem para os serviços de saúde nas quatro nações.

Atualmente, no Reino Unido existem cerca de 150.000 enfermeiros estrangeiros a trabalhar, dos quais 420, de diferentes nacionalidades, receberam convite oficial do Rei Carlos III para esta cerimónia que contou com cinco portugueses.

“Já não me sinto estrangeiro, tenho orgulho de ser português e feliz por trazer o meu conhecimento para aqui e aprender mais todos os dias, mas sinto-me um local agora. Este reconhecimento diz como somos tratados e mimados aqui. Depois de falar com tantas pessoas ontem tivemos todos os mesmos pensamentos, o Reino Unido deu-nos a carreira da qual podias progredir e estar orgulhoso”, vincou.