Festividades em honra do Arcanjo São Miguel regista aumento do número de devotos

No dia 29 de setembro de 2023, tal como anunciado pela Ordo Templaris Sancti Michaelis Archangeli (O.T.S.M.A), realizaram-se, mais uma vez, as festividades em honra do Arcanjo São Miguel, Patrono da O.T.S.M.A.

O Grão-Mestre da Ordem explica que ao comemorar-se uma vez mais São Miguel "recordamos que, Deus não nos esquece e nos interpela constantemente: "Quis Ut Deus, Nemo Sicut Deus". Miguel Cunha explica ainda que "a devoção a São Miguel leva-nos, não só a pedir a sua intercessão, mas também a imitá-lo, à nossa maneira e à nossa medida. Nada e Ninguém pode ocupar o lugar de Deus, na nossa história e na nossa vida: " Quem como Deus?". Assim, e como devotos de São Miguel, a O.T.S.M.A aponta " tero dever de trabalhar para São Miguel, segundo os seus desígnios e preceitos, nos atuais tempos em que vivemos. Ao nos tornarmos membros do exército celestial de São Miguel, o nosso Patrono, proclamamos com as nossas vidas, com o nosso testemunho, a nossa Fé em Deus. Deste modo, a Nossa Irmandade e os nossos corações encontrarão a proteção, o descanso e a paz, que tanto ansiamos para as nossas vidas. É esta a maneira de viver o espírito Templário, sendo o sal, a luz, o fermento, a vocação e a missão, que nos deu Nosso Senhor, tomando como mediador São Miguel. Ao sermos batizados, somos pedras vivas da Igreja de Cristo, a razão do Nosso Ser, a Igreja de Sempre, a Igreja dos Santos, que hoje iluminam os Retábulos de várias Igrejas em todo o Mundo. Esses santos que se forjaram no passado, ao longo dos séculos, utilizando e conservando sempre a língua sagrada da Santa igreja- o Latim, bem como toda a sacralidade dos ritos para uma Maior Glória e Reverência do Nosso Deus - o rei dos reis - Cristo Nosso Senhor", lê- se em nota divulgada por esta o Ordem Templária.

Neste dia, e durante a manhã, os sargentos da Ordem e o Grão-Mestre, Miguel Cunha, receberam todos os devotos, postulantes e outros curiosos, que quiseram conhecer todo o projeto templário e prestar homenagem a São Miguel, na Capela Templária, no dia em que a Santa Igreja celebra a sua festa litúrgica.

Ao princípio da tarde, iniciou-se a caminhada peregrina de 7,5 km, junto ao Cruzeiro de São Miguel Arcanjo, em Seara Velha até à Capela Templária de São Miguel Arcanjo. Seguiram-se as celebrações religiosas, na capela Templária, onde se consagraram a São Miguel novos postulantes, para posterior admissão na O.T.S.M.A. À cidade de Chaves chegaram algumas centenas de devotos de diversos pontos de Portugal e de outros pontos da Europa, notando-se, este ano, e segundo a O.T.S.M.A, "um grande crescimento de devotos, relativamente ao ano anterior, muitos destes, fiéis seguidores da Santa Missa Tridentina". A celebração da Santa Missa Tridentina remete "ao calvário e ao sacrifício incruento na cruz de Nosso Senhor. Como dizia G. K. Chesterton, "Tão forte é a tradição que as gerações futuras sonharão com aquilo que elas nunca viram..." "

Após o término das celebrações religiosas todos os membros da Ordem Templária de São Miguel Arcanjo e respetivos convidados confraternizaram num jantar, onde se comemorou o quarto aniversário da O.T.S.M.A.

Em nota divulgada, a Ordem Templária de São Miguel Arcanjo "agradece a todos aqueles que nos visitaram, oriundos de vários locais de Portugal e da Europa, desejando que este momento tenha sido único e marcante para o resto das suas vidas".

O Grão-Mestre da O.T.S.M.A Miguel Cunha e restantes elementos da Ordem Templária "agradecem, ainda, a colaboração de todas as entidades intervenientes, nomeadamente do Presidente Carlos Chaves, da União de Freguesias Soutelo-Seara Velha, que contribuiu grandemente para o sucesso desta iniciativa, que se irá repetir nos próximos anos", termina por dizer o Grão-Mestre da O.T.S.M.A.