Bombeiro flaviense no Top 20 dos mais rápidos do país

Seis elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública (BVSP) de Chaves foram à conquista do escadório do Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, onde se realizou este sábado, 30 de setembro, a prova "Escadórios da Humanidade", considerada a mais desafiante em Portugal para bombeiros.

Estes "soldados da paz" subiram 566 degraus, com 116 metros de desnível positivo, carregando cerca de 35 quilos às costas, ao longo de 615 metros de distância. A iniciativa internacional colocou à prova os limites físicos e psicológicos dos 1186 bombeiros portugueses e estrangeiros.

Bombeiro há mais de cinco anos e atleta de Trail, Nuno Monteiro, conhecido a "salvar vidas" testou este sábado os seus limites e ficou no top 20 da prova internacional. Este "bombeiro atleta" chegou ao fim em 18ºlugar, entre 1186 bombeiros em competição e ficou a dois segundos do pódio do seu escalão. Em veteranos conquistou o 4º lugar e é assim o melhor bombeiro do distrito.

Pela primeira vez nesta prova, Ricardo Alves fez 274º lugar e 46⁰ no escalão Veteranos e Pedro Gonçalves, de 32 anos, foi 562⁰ e 87⁰ no escalão sénior. Os dois cumpriram o objetivo de terminar a prova, ou seja, subir os mais de 500 degraus. 

Maria Moreira, único elemento feminino desta corporação na competição, estreou-se na "Escadórios da Humanidade" em 10⁰ lugar no seu escalão e em 887⁰ à geral. Este elemento da equipa do INEM subiu pela primeira vez um escadório com equipamento de combate a incêndios urbanos. 

Alexandre Delgado, bombeiros nesta corporação, há cerca de cinco anos, realizou a prova pela terceira vez e ficou em 88⁰ lugar no seu escalão e em 442⁰ lugar na geral.

O bombeiro Ricardo Diegues e também atleta de trail da equipa de Salvação Pública de Chaves concluiu o objetivo de chegar ao final em 248º geral e 46º lugar na categoria sénior.

Nesta prova internacional, os bombeiros estão munidos com o equipamento de proteção individual de combate a incêndios urbanos , ou seja, com casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e um aparelho respiratório em circuito aberto (ARICA)..

 "Escadórios da Humanidade" é uma prova organizada pela Associação Família de Elite e da ADN Eventos Desportivos, que contou com a participação de mais de mil bombeiros. Na edição deste ano participaram 165 corporações de vários países, tais como Espanha, Polónia, Roménia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha, Inglaterra e Portugal.

O evento aconteceu na manhã deste sábado, dia 30 de setembro, no Bom Jesus do Monte em Braga. Neste dia decorreu também a Benção Nacional dos Capacetes. A iniciativa contou com a colaboração da Confraria do Bom Jesus do Monte e da Câmara Municipal de Braga.