Feira das Cebolas teve mais de 30 toneladas de produto à venda

Setembro é o mês de colheitas e sinónimo de Feira das Cebolas em Vila Pouca de Aguiar. Este ano, o evento teve à venda mais de 30 toneladas de cebolas e contou com milhares de pessoas que foram à procura desta espécie hortícola.

A qualidade da cebola ficou demonstrada pelos produtores que estiveram no recinto da feira. O ano seco antecipou a recolha da cebola e o entrelaçar dos cabos permite aumentar ainda mais o tempo de conservação deste produto do campo.

A cebola é uma das mais antigas espécies hortícolas cultivadas no mundo e é atualmente a segunda cultura hortícola mais importante, sendo que a primeira é o tomate. Além da venda de cebola este certame contou ainda com outros produtos locais, atividades agrárias, jogos tradicionais, corridas, desfolhada à moda antiga, teatro de rua, concurso pecuário, chegas e animação musical. Na segunda feira, 25 de setembro, foi conhecido o vencedor do concurso da maior cebola. O vencedor da edição deste ano foi José Madureira, com a cebola a pesar 1.815 Kg. Em segundo lugar, ficou Elisabete Rodrigues com 1.406Kg e em terceiro Mário Portugal com 1.344 kg. A entrega de prémios decorreu no recinto da feira .

Segundo a autarquia, as origens da Feira podem remontar a mais de setecentos anos, conforme mostram alguns documentos em que, no século XIV, 1319, a feira de Vila Pouca de Aguiar foi proibida por D. Fernando, por prejudicar a feira de Vila Real. A restituição da feira é rubricada no século XV, em setembro de 1417, por D. João I.

A Feira das Cebolas é organizada pelo Município de Vila Pouca de Aguiar e pela Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB), em colaboração com coletividades associadas ao mundo rural.