Santuário do São Caetano recebeu milhares de peregrinos

O momento alto destas festividades continua a ser a procissão de domingo, mas a edição deste ano teve recinto cheio na procissão das velas de sábado ao inicio da noite, onde marcou presença o pároco flaviense João Luís Silva da Arquidiocese de Évora, que trazia um terço benzido pelo Papa Francisco e a imagem da Senhora do Coração Orante que juntamente com a Relíquia das vestes do santo, puderam ser venerados durante as festividades.

Num espaço em plena comunhão com a natureza os peregrinos para além da vertente religiosa tiveram oportunidades de disfrutar dos espaços verdes do Santuário, repleto de sombras onde decorreu uma feira onde não faltaram as habituais lembranças e iguarias desta peculiar festa onde tradicionalmente nunca falta o melão.

A peregrinação iniciou-se na sexta-feira, dia 11, com a receção aos peregrinos e abertura dos espaços de culto. No sábado, dia 12, celebrou-se a Eucaristia, logo pela manhã, e a solene Missa da Vigília com Procissão das Velas, onde o pároco flaviense João Luís Silva teve oportunidade de mostrar a imagem da Senhora do Coração Orante e o tal terço benzido pelo Papa Francisco, que fez questão de trazer para o Santuário do São Caetano.

No domingo o programa iniciou-se logo às 07h00, com a Eucaristia Matutina, seguindo-se a “Missa Espanhola” e a Eucaristia Solene da festa que logo depois teve a procissão.

A animação musical foi garantida pela Banda Musical da Torre de Ervededo e pela Banda Musical de Loivos.