Câmara entrega mais de 150 mil euros para os agricultores do concelho

No dia inaugural da VIII "Semana do Barrosão", que arrancou na sexta feira, 28 de julho, na vila de Salto, em Montalegre, a Câmara Municipal entregou aos agricultores do concelho 156 mil euros no apoio à produção da raça barrosã. Uma medida que vem na sequência dos anos anteriores.

Por cada cria, o agricultor recebeu 100 euros. Em 2022 foram registados 1.563 vitelos num universo de 189 produtores.

“É com muito gosto que atribuímos estes prémios”, revelou a Presidente da Câmara Municipal de Montalegre. Fátima Fernandes referiu que esta ajuda “não cobre todo o trabalho que têm mas é uma ajuda que se junta a outros apoios financeiros que damos desde o apoio à sanidade, às batatas, mel, suínos na promoção de eventos que atrai pessoas. Cada vez mais, o nosso concelho é procurado por pessoas que vêm de fora mas entretanto é preciso dizer que sem agricultores, sem produtores pecuários também não há turismo gastronómico e isso impensável nem o turismo de paisagem nem de natureza”.

A entrega destes apoios decorreu no parque de lazer do Torrão da Veiga e foi inserida na oitava edição da "Semana do Barrosão", evento organizado pela Junta de Freguesia de Salto e Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã. O evento termina este domingo.