Deputados querem saber quando vai funcionar a Unidade de Cuidados Intermédios do Hospital de Chaves

Os três deputados da Assembleia da República, eleitos pelo círculo de Vila Real do Partido Socialista (PS), questionaram no dia 17 de maio o Ministério da Saúde quanto à Unidade de Cuidados Intermédios do Hospital de Chaves.

Fátima Correia Pinto, Agostinho Santa e Susana Barroso querem saber quando entra em funcionamento esta unidade implementada em Chaves orçada em quase 300 mil euros e quando está prevista a autorização do Ministério da Saúde para a alocação dos recursos humanos, necessários ao funcionamento da Unidade. O espaço já dispõe de equipamentos mas ainda não abriu porque aguarda a autorização da tutela para mais 18 enfermeiros.

A unidade com perfil de cuidados intermédios para apoio à urgência médico- cirúrgica e ao Bloco Operatório, terá a lotação de oito camas com quatro boxes individuais e permitirá, segundo o Partido Socialista, “a prestação dos cuidados de saúde de forma mais eficaz e eficiente a uma população de doentes em situação clínica instável e que já constava no Plano de Atividades e Orçamento do ano 2021”, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

O Grupo Parlamentar do PS questionou também o Governo, nomeadamente o Ministério da Saúde, sobre a demora “inusitada” na nomeação do Diretor Clínico e do novo Conselho de Administração do CHTMAD que terminou o seu mandato em dezembro de 2021 e encontra-se sem Diretor Clínico desde agosto de 2022.

Sara Esteves
Foto: Carlos Daniel Morais