REGIÃO: Amílcar Almeida é o novo Presidente da CIMAT

Depois do Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, ter assumido a função de Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), chega a vez de Amílcar Almeida assumir o cargo na CIMAT, uma representação em rotatividade com os autarcas dos seis municípios que integram a região do Alto Tâmega.

“Durante o meu percurso como presidente desta entidade vamos continuar a cultivar uma visão estratégica comum para esta sub-região, de acordo com as reais necessidades, conscientes das forças do nosso território, e criando formas de promover o desenvolvimento harmonioso e gerir eficazmente os recursos disponíveis”, lê-se na mensagem de Amílcar Almeida na página oficial da CIMAT.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega é a entidade que compete assegurar a articulação de atuação entre os municípios e organismos da administração central, nas diversas funções “que tem vindo a acolher, nomeadamente, na gestão e controlo de projetos financiados por fundos europeus, no desenho e execução de projetos nas áreas de Planeamento, Território, Ambiente, Floresta, Recursos Naturais, Empreendedorismo, Cultura, Turismo, Educação e Saúde. É ainda autoridade de transportes do Alto Tâmega, sendo responsável pelo planeamento e gestão da rede de transportes públicos da região”.

Convicto que “muitas questões poderão ser melhor resolvidas numa escala supramunicipal, a fim de obter ganhos de eficiência e eficácia”, o também Presidente da Câmara Municipal de Valpaços afirma que a CIMAT está empenhada “no reforço sustentado de políticas de coesão territorial, visando afirmar esta como uma região com uma identidade forte e competitiva”.

No seguimento do Plano Estratégico, a CIMAT criou a Associação AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água e avançou com o projeto AgroValor, que “visa incorporar conhecimento e inovação nos produtos, assim como incrementar toda a cadeia de valor dos produtos endógenos do território do Alto Tâmega”.

Para o Presidente da CIMAT “é este, de forma sumária, o guião de uma estratégia que alicerça a dinâmica que nos motiva no dia-a-dia: afirmar esta sub-região num Território mais unido, com mais espírito empreendedor, mais coesão social, mais qualidade de vida e mais riqueza”, termina por dizer Amílcar Almeida.

Ramiro Gonçalves também foi reeleito por unanimidade para o mandato 2022-2025 como Primeiro Secretário Executivo da CIMAT, na Sessão Ordinária da Assembleia Intermunicipal do Alto Tâmega que decorreu a 28 de dezembro de 2021.