REGIÃO: Road Show do Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega já arrancou

Arrancou no dia 4 de maio, o Road Show de Apresentação do Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega, no âmbito do projeto “Turismo 4.0” com a primeira paragem durante a manhã, em Ribeira de Pena, seguindo-se Vila Pouca de Aguiar no período da tarde.

Para apresentar o Plano esteve presente o Primeiro Secretário Executivo da CIMAT, Ramiro Gonçalves e as representantes da PENHAS – Consultoria e Eventos. Ribeira de Pena fez-se representar pelo Presidente da Câmara, João Noronha e Vila Pouca de Aguiar pelo Presidente da Câmara, Alberto Machado, e pela Vice-presidente, Ana Rita Dias, bem como pelo Presidente da AECorgo, António Guedes.

O projeto Alto Tâmega – Turismo 4.0 (NORTE-02-0853-FEDER-037651) é uma iniciativa conjunta da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (AquaValor) e da Associação Empresarial do Corgo (AECorgo) e tem como objetivo “reforçar a capacidade empresarial dos operadores turísticos da região para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, dando coerência e consistência à Estratégia Turística definida para a Região e que tem norteado o trabalho dos 6 municípios nos últimos anos”.
Para Ramiro Gonçalves, “o objetivo é apresentar o projeto ao setor privado, que mobiliza o turismo na região, e, por outro lado, capacitar o setor para que possa concretizar as grandes linhas que estão definidas no plano estratégico. A capacitação é o principal desafio da região, sempre foi e vai ser”.

As próximas sessões de apresentação decorrerão no dia 9 de maio em Boticas e Montalegre, e no dia 11 de maio em Valpaços e Chaves.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, através do link: https://forms.gle/mYrVZ5jyXqeqT2yq6
Concluído o road show de apresentação do Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega, ainda durante o mês de maio, terão início workshops de capacitação dirigidos ao setor privado da restauração, alojamento e animação turística, que irão percorrer os seis municípios e darão destaque aos produtos turísticos mais importantes em cada um desses concelhos.