R.PENA: Simulacro de queda de aeronave testa plano de emergência do Heliporto

O Município de Ribeira de Pena e os Bombeiros Voluntários do concelho promoveram, no dia 22 de abril, um “Exercício à Escala Total”, no heliporto municipal, no âmbito do plano de emergência desta infraestrutura.

Foi simulada a queda de uma aeronave seguida da deflagração de um incêndio, que resultou em seis vítimas. A equipa de Serviço de Brigadas de Aeródromo atuou na extinção do incêndio, de modo a garantir as condições de sobrevivência das vítimas. De seguida, os meios de reforço resgataram as vítimas, que após serem assistidas e estabilizadas foram evacuadas.

O exercício envolveu a participação do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real (ANEPC), da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (PIPS de Ribeira de Pena) e do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana. Foram ainda alocadas ambulâncias de socorro dos Bombeiros Voluntários de Cerva e dos Bombeiros Voluntários de Boticas.

De acordo com a autarquia este exercício permitiu “testar a capacidade de intervenção operacional dos meios de socorro internos do heliporto, a sua articulação com os meios de socorro externos e a coordenação entre as várias entidades. Ao mesmo tempo, esta ação serviu para sensibilizar os diversos Agentes da Proteção Civil para as especificidades das ocorrências com aeronaves”.

Atualmente, o heliporto de Ribeira de Pena possui uma importância estratégica para o território, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Para tirar o máximo partido da infraestrutura, o Município de Ribeira de Pena garante que está a estudar as suas potencialidades para ser utilizado para outros fins.