CHAVES: Novos órgãos sociais do PSD Chaves tomam posse na próxima quarta-feira

Está agendada para a próxima quarta-feira, dia 12 de outubro, às 19 horas, a tomada de posse dos Novos Órgãos Sociais da secção de Chaves do Partido Social Democrata (PSD). Carlos Afonso de Moura Teixeira, que liderava a única lista candidata, foi eleito Presidente do PSD de Chaves sucedendo no cargo a Carlos Castanheira Penas, que apresentou a sua demissão a 4 de outubro de 2021.

A tomada de posse, para o biénio 2022-2024 terá lugar na sede local do partido, na Avenida Tenente Valadim, e contará com a presença do Secretário-geral do PSD, Hugo Soares e do Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Vila Real, Fernando Queiroga.

As eleições para a Comissão Política do Partido e Mesa da Assembleia tiveram lugar no dia 24 de setembro, na sede do Partido Social Democrata de Chaves. Segundo o PSD de Chaves, o ato eleitoral decorreu dentro da normalidade com uma afluência considerável por parte dos militantes, tendo em conta a apresentação de apenas uma só lista.

A lista apresentada por Carlos Teixeira para a Concelhia do PSD Chaves, foi eleita com 90,48% dos votos, obtendo ainda 4,76% de votos brancos e 4,76% de votos nulos.

Para a Mesa da Assembleia a lista encabeçada por Jaime Esteves de Abreu, foi eleita com 77,78% dos votos, obtendo ainda 15,87% de votos brancos e 6,35% de votos nulos.

O novo líder do PSD de Chaves, Carlos Teixeira, com o seu movimento ''Evolução Alternativa aos Órgãos da Secção do PPD/PSD de Chaves (2022/24)'' quer consolidar uma alternativa política para o Concelho de Chaves. A ação política da Evolução Alternativa tem como pilares “a solidariedade, o respeito pela dignidade humana, a defesa dos direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. Propomos uma visão humanista para a sociedade flaviense consubstanciada no espírito reformista das instituições, no mérito, no trabalho e na transparência.”

Segundo o Manifesto Eleitoral, o Presidente da Comissão Política do PSD de Chaves quer ''assegurar o regular funcionamento dos órgãos locais, articular a ação com eleitos das Juntas e Assembleias de Freguesia, Grupo Municipal e Vereadores, participar construtivamente nas Estruturas Regionais e Nacionais e retomar a militância. Carlos Teixeira pretende abrir o partido à sociedade, com organização de atividades Políticas abertas à comunidade e reconstruir a visão para Chaves''.


De recordar que antes das eleições para a Comissão Política, o PSD de Chaves atravessou um momento delicado após a demissão da Comissão Política de Secção e Mesa da Assembleia, tendo sido convocados dois atos eleitorais para os órgãos em causa, sem apresentação de lista. Mais tarde Carlos Afonso de Moura Teixeira apresentou-se como único candidato e tomará posse na próxima quarta-feira, 12 de outubro.