REGIÃO: População sensibilizada para a execução de queimas em segurança

A população residente nos seis concelhos do Alto Tâmega foi sensibilizada, nos dias 17, 18, 21 e 22 de fevereiro, para a realização de queimas em segurança, no âmbito de 24 ações promovidas pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).
Nestes dias foram realizadas um conjunto de ações adaptadas às necessidades locais, onde foram transmitidas mensagens de incentivo à realização da gestão de combustível junto de aglomerados populacionais, incitando a comportamentos seguros na eliminação de sobrantes, bem como noções e conceitos necessários à gestão do risco de catástrofes, na componente da proteção civil.

Com a promoção destas ações a CIMAT pretendeu “aumentar a proteção das edificações e dos aglomerados populacionais, dar a conhecer as medidas de prevenção e de autoproteção, divulgar as restrições e condicionamentos vigentes durante os períodos de risco elevado de incêndio florestal e contribuir para a mudança de atitudes e redução de comportamentos de risco e do número de ignições”, lê-se em nota divulgada.

A CIMAT explica que na demonstração prática “foi explicado como fazer uma queima em segurança, desde a preparação da área com a criação da faixa de segurança, localização e dimensão do amontoado, formas de ignição, precauções face às condições meteorológicas, até à verificação da sua efetiva extinção. Sensibilizou-se ainda a população para as regras de segurança e manuseamento de maquinaria e de ferramentas moto-manuais, alertando para os riscos mais comuns na sua utilização e manutenção, e para as condições meteorológicas, em particular para as situações de risco de incêndio, bem como quais as condicionantes que lhes estão associadas e a aplicação de coimas”.

Durante as ações de informação e sensibilização foram também distribuídos folhetos sobre “Como fazer uma queima em segurança”, “Alternativas à queima de sobrantes” e “Medidas de proteção dos edifícios contra incêndios florestais”.