CHAVES: Agrupamento Dr. António Granjo distinguido pela inclusão e a saúde psicológica

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) distinguiu pela terceira vez o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo em Chaves com o selo ''Escola SaudávelMente'' que reconhece, de dois em dois anos, as instituições com políticas e boas práticas psicológicas que contribuem para o sucesso educativo dos alunos.

Para a Psicóloga Antónia Alves, do Agrupamento Dr. António Granjo, este selo é o corolário do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos mas representa muito mais do que isso. “O reconhecimento é muito interessante, claro que sim, mas a grande mais-valia deste selo é que permite-nos perceber o que é que temos que fazer melhor e se estamos a trabalhar bem. De dois em dois anos permite-nos fazer uma reflexão muito aprofundada”, destaca a Psicóloga Antónia Alves que realizou a candidatura ao ''Selo Escola SaudávelMente'' e onde teve que dar evidências dos trabalhos desenvolvidos nesta instituição de ensino público.

“Foi uma candidatura muito particular e direcionada para a problemática da pandemia. Vivemos um período muito complexo que trouxe a nível escolar e da saúde mental, questões muito particulares”, disse.

Nesta candidatura o Agrupamento Dr. António Granjo, que tem apenas duas psicólogas, uma delas a meio tempo, teve que dar a conhecer o trabalho que colocou em prática para minimizar os danos da problemática pandémica. “Durante os confinamentos nenhum dos alunos que estava a beneficiar do serviço de psicologia interrompeu o processo de acompanhamento, pelo contrário. Até criamos, um site para toda a comunidade educativa que permite, a qualquer elemento, entrar imediatamente em contacto connosco enviando uma mensagem, seja ela anónima ou não”, esclarece Antónia Alves que acompanhou no último ano letivo, de forma direta, 89 alunos, num total de cerca de 140 com acompanhamento direto.

Para Ana Paula Carvalho este selo sempre foi importante mas neste período ainda mais. “Numa altura pós pandemia precisamos cada vez mais da ajuda do serviço de psicologia. Temos cada vez mais casos de crianças a precisarem de apoio. Já solicitamos ao Ministério da Educação mais recursos humanos e estamos a aguardar. Não sabemos se será possível mas tentamos”, disse a Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo.


NÚMERO DE PSICÓLOGOS NAS ESCOLAS É INSUFICIENTE


A laborar desde 2014 neste agrupamento, a Psicóloga Antónia Alves não esconde que este ano letivo, o número de solicitações aumentou e que há necessidade de mais recursos humanos nas escolas. “Temos um volume muito grande de alunos em acompanhamento direto. Quero acreditar que este ano foi um ano atípico e que estamos a viver o reflexo do contexto pandémico. Também quero acreditar que para o ano, as coisas deverão atenuar”, disse a Psicóloga.

“A pressão é muito grande e sentimos necessidade de mais recursos para conseguir responder a todas as solicitações”, que têm aumentado muito fruto do trabalho de desmistificação dos psicólogos. “A nós compete-nos desmistificar o trabalho dos psicólogos e isso tem um retorno. O facto de estarmos disponíveis e de abrir os canais de comunicação é bom, mas a verdade é que o aluno bate à porta e nós temos que dar uma resposta se não é contraditório”, afirma.

No que respeita às políticas e práticas de educação inclusiva a escola tem tido um papel fundamental. “Todas as estruturas da escola são importantes mas efetivamente, a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva é aqui uma espécie de “guarda-chuva”. Todas as semanas reunimos para refletir estas questões de educação inclusiva”.


PRÓXIMO ANO LETIVO: TRABALHAR A SAÚDE PSICOLÓGICA E O SUCESSO EDUCATIVO


Apesar das férias escolares dos alunos todas as estruturas do agrupamento já preparam mais um ano letivo que a nível do serviço de psicologia passará por duas dinâmicas: Trabalhar a Saúde Psicológica e o Sucesso Educativo. “Em termos do sucesso educativo temos previsto implementar um programa de prontidão escolar que consiste em fazer uma análise a todos os alunos finalistas do pré-escolar e avaliá-los numa série de aspetos em termos da sua prontidão escolar. Ou seja perceber quais são as suas competências e fragilidades, para mobilizar recursos e fazer um trabalho preventivo”.

Já no que diz respeito à saúde psicológica, “queremos dar prioridade a dinâmicas em turma. No último ano letivo em todas as turmas do 8º ano até ao 12º ano foram feitas sessões em que trabalhamos de forma preventiva as questões da ansiedade e no próximo ano queremos continuar esse trabalho turma a turma”, termina por dizer Antónia Alves, Psicóloga do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo.

O “Selo Escola SaudávelMente 2022-2024 – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão” é uma iniciativa da OPP que “pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas, demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa”.

A cerimónia da entrega do selo decorreu no dia 27 de julho, no Parque das Nações, e contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, da Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e do bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues.

O selo é válido para os dois próximos anos letivos. No Alto Tâmega também o Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena foi distinguido com o selo ''Escola SaudávelMente''. Em Portugal foram distinguidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses 350 escolas, jardim-de-infância e agrupamentos num total de 474 candidaturas.