Ação “Password” sensibiliza jovens de Chaves para os riscos das redes sociais

 

Mais de 150 jovens do ensino profissional, provenientes dos três Agrupamentos de Escolas do concelho e da Escola Profissional de Chaves, bem como da Escola de Artes e Ofícios da Santa Casa da Misericórdia de Chaves e do Patronato São José de Vilar de Nantes participaram na quarta-feira, 11 de fevereiro na ação “Password”, promovida no âmbito do projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social da autarquia (CLDS 5G).

A atividade contou com a participação da artista Cláudia Pascoal, que abordou “o impacto direto das redes sociais na saúde mental, nos relacionamentos, nas aprendizagens e na construção da identidade, sobretudo em jovens”.

Estiveram ainda presentes a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Chaves e a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Chaves, quanto entidades parceiras do projeto CLDS 5G.

A abertura da ação esteve a cargo da Vereadora da Ação Social, Paula Chaves, que alertou para os perigos do uso excessivo das redes sociais, sublinhando que “a sua utilização abusiva tende a afastar cada vez mais os jovens do convívio presencial e a limitar a qualidade da comunicação interpessoal, com impactos diretos no bem-estar emocional e nas relações sociais”, destacou o Município flaviense.

De acordo com a autarquia, serão entregues às escolas um livro do projeto pedagógico, composto por três histórias ficcionadas, inspiradas em situações próximas da realidade, dedicadas aos temas “Uso Consciente das Redes Sociais”, “Perigos das Redes Sociais” e “Potencialidades das Redes Sociais”.

O projeto é apoiado pelo programa Pessoas 2030, através do Fundo Social Europeu+, no âmbito do Programa PORTUGAL 2030, financiado pela União Europeia – “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”.

 

Fotos: CM Chaves