Bombeiros Voluntários de Salto antecipam eleições após acordo em processo judicial

Em comunicado, a associação refere que o acordo foi alcançado no processo cujo julgamento estava agendado para esta quarta-feira e que tem como autor o associado Alberto Martins Fernandes, ex-presidente da direção. A instituição destacou que a solução encontrada visa “a paz associativa” e a salvaguarda do “superior interesse institucional”.

Segundo a direção, presidida por Valentim dos Santos, a decisão de aceitar uma solução consensual foi orientada pela necessidade de garantir “a estabilidade e o regular funcionamento da Instituição”, bem como “a tranquilidade interna, o bem-estar dos Associados e a continuidade da missão essencial da Associação junto da comunidade”.

No mesmo comunicado, a direção esclarece que o entendimento alcançado “não configura reconhecimento de qualquer assunção de irregularidades da Direção”, nem a aceitação de outras pretensões, tratando-se antes de “um ato de responsabilidade e liderança da Direção, em defesa do prestígio, unidade, da missão e da causa humanitária da Associação”.

O ato eleitoral ficou agendado para o dia 12 de julho de 2026, data em que serão conhecidos os novos órgãos diretivos. 

Sara Esteves
Foto: Bombeiros Voluntários de Salto