Cinco proponentes apresentam ideias de projetos ao OP Chaves em assembleia participativa

A sessão pública pretendeu ser um espaço de apresentação individual dos projetos a sufrágio nesta 11ª edição do OP que tem a votação cinco propostas, uma na Componente Nº 1 e quatro na Componente Nº 2.

Na componente de obra (nº1) foi aceite a proposta ‘Parque Infantil Inclusivo para Todas as Crianças’, apresentada por Susana Alexandra do Carmo Xavier. Já, na componente cultural e desportiva (nº2) foram aceites as propostas: ‘Livro de Rezas de Benzedeiras do concelho de Chaves “Palavras que Curam” de Ana Sofia Correia Videira; ‘Respira Chaves’, por Aurora Oliveira, ‘À Jeira- Festival de Arte de Chaves’ de Celina Bermudez Vogensen e ‘Aldeia Natal- São Julião de Montenegro’, apresentada por Diana Sofia Lopes de Jesus.

A autarquia dispõe para este instrumento de cidadania participativa um orçamento total de 280 mil euros, dos quais 250 mil euros estão destinados à Componente nº 1 de obra e 30 mil euros à Componente nº 2, relacionado com ações culturais e desportivas. As propostas mais votadas serão concretizadas no concelho.

O OP de Chaves permite aos cidadãos recenseados no concelho apresentar projetos que pretendem ver concretizados no município, em duas componentes, na componente de requalificação urbanística e construção e/ou requalificação de equipamentos públicos e na componente de promoção e dinamização de projetos de âmbito cultural e desportivo.

A fase de votação decorrerá entre 1 e 28 de fevereiro.

 

Sara Esteves