GD Chaves vence em Oliveira de Azeméis com reviravolta no marcador

 

Sem perder há quatro jogos consecutivos, o Desportivo de Chaves deslocou-se ao Estádio Carlos Osório, onde Filipe Martins operou duas alterações no onze inicial em relação ao utilizado em Chaves, diante do FC Paços de Ferreira, na jornada transata.

Por opção, Fede Bicoro regressou ao banco de suplentes, devolvendo a titularidade a Pedro Pinho. Já na defesa, Carraça substituiu Zach Muscat, que se encontrava suspenso, após ser admoestado com o quinto cartão amarelo frente aos pacenses.

A jogar perante os seus adeptos e num estádio onde esta temporada apenas o Marítimo venceu, a União Desportiva Oliveirense entrou melhor no encontro e com oito minutos jogados adiantou-se no marcador. Depois de um corte incompleto de David Kusso na grande área, o médio francês, Manga Foe-Ondoa, aproveitou, com um remate cruzado, para fazer o 1-0.

A resposta dos ‘Valentes Transmontanos’ foi quase imediata e, aos 14 minutos, na sequência de uma boa jogada coletiva, Roberto respondeu assertivamente ao passe de Reinaldo Satorno e rematou para o fundo das redes. Apesar da bola abraçar as redes unionistas, o golo viria minutos depois a ser anulado face à posição irregular de Reinaldo Satorno.

Depois do balde de água fria, o conjunto azul-grená não ‘atirou a toalha ao chão’ e, já em período de descontos (45+04´), aproveitou um pontapé de canto para reestabelecer a igualdade. Na sequência da bola parada, João Teixeira aproveitou um ressalto para assistir Tiago Simões que, com um movimento ‘à ponta-de-lança’, fez o 1-1.

No regresso para a etapa final, os unionistas, tal como na parte inicial, voltaram a entrar mais fortes e, aos 47 minutos, na sequência de um contra-ataque, recolocaram-se em vantagem no marcador. Pedro Martelo antecipou-se a Bruno Rodrigues e desviou, na pequena área, um remate de Joanderson, traindo Marko Gudzulic que nada podia fazer para evitar o 2-1.

O Desportivo de Chaves voltou a demonstrar personalidade e, tal como na primeira parte, respondeu quase de imediato. Depois de Frederico Namora derrubar, em falta, Roberto na grande área, Reinaldo Satorno assumiu a cobrança da grande penalidade e reestabeleceu a igualdade (54´).

Aos 71 minutos, o árbitro da partida, Marco Brazão, concedeu nova grande penalidade favorável ao Desportivo de Chaves por uma alegada mão na bola de um jogador unionista, mas o castigo máximo viria, após cinco minutos de analise, a ser cancelado.

Embalada pelo golo, a formação azul-grená superiorizou-se no encontro e, aos 73 minutos, Roberto finalizou da melhor forma um contra-ataque flaviense, consumando a reviravolta no marcador. O avançado de 37 anos aproveitou um cruzamento de Tiago Almeida para apontar o seu centésimo golo na II Liga, reafirmando o seu estatuto como o segundo melhor marcador na competição.

Após o golo, ambos os conjuntos detiveram oportunidades para voltar a faturar, mas os guarda-redes Marko Gudzulic e Ricardo Ribeiro evitaram, em várias ocasiões, essa possibilidade.

Com este resultado, o Desportivo de Chaves mantem-se em terceiro lugar no segundo escalão do futebol português, somando 26 pontos, em 15 jogos.

Declarações de Filipe Martins: “Foi um jogo muito difícil, frente a uma boa equipa, num campo sempre complicado. Tivemos um encontro com muitas emoções e marcado por várias incidências, o que torna esta vitória ainda mais meritória. Estou muito satisfeito com o desfecho, sobretudo pela forma como a equipa se entregou. Vencemos com garra e espírito de sacrifício. Criámos oportunidades para decidir o jogo mais cedo. Aproveito também para agradecer aos nossos adeptos que estiveram aqui connosco. O apoio deles foi fundamental e sentimos isso dentro de campo.”

Filme do jogo:

8´-> Manga Foe-Ondoa aproveitou um corte incompleto de David Kusso para, com um remate cruzado, para o 1-0.

14´-> Reinaldo Satorno é lançado em contra-ataque e assiste Roberto para fazer o 1-1. Após revisão o golo foi invalidado por posição irregular do extremo brasileiro.

45+04´-> Na sequência de um pontapé de canto, João Teixeira aproveita um ressalto para assistir Tiago Simões que girou e rematou para o fundo das redes unionistas.

47´-> Pedro Martelo antecipa-se a Bruno Rodrigues e desvia um remate de Joanderson para o fundo das redes.

54´-> Reinaldo Satorno, através de uma grande penalidade conquistada por Roberto, reestabelece a igualdade no marcador.

73´-> Na sequência de um contra ataque, Tiago Almeida cruza para o interior da grande área unionista e Roberto desvia para o fundo das redes, apontado o seu centésimo golo na II Liga.

Estatísticas do jogo

UD Oliveirense - GD Chaves

Remates: 9-9
Remates à baliza 5-8
Posse de bola: 50%-50%
Cantos: 6-5
Faltas: 16-18
Amarelos: 3-4
Vermelhos: 0-0 

Diogo Batista
Fotos: GD Chaves