Bombeiros de Vidago assinalam 58 anos com cerimónia de condecorações e bênção de viaturas

Como é tradição, o dia iniciou com a formatura geral e o hastear das bandeiras. Seguiu-se a romagem ao cemitério, onde foram prestadas homenagens aos bombeiros e dirigentes falecidos. A manhã ficou marcada por um momento “de grande simbolismo”, a colocação de uma coroa de flores no “Monumento do Bombeiro”, localizado no coração da vila, em tributo à “coragem e dedicação de todos aqueles que serviram a comunidade”, referiu esta Associação. Seguiu-se uma missa na Igreja Românica de Vidago, celebrada pelo pároco José Carlos.

No decorrer do 58º aniversário da AHBVV, alguns bombeiros foram promovidos na carreira de bombeiro. Foram ainda entregues medalhas de assiduidade a diversos bombeiros, de acordo com o regulamento da Liga dos Bombeiros Portugueses.

A sessão solene decorreu no Salão Nobre Francisco Oliveira da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago e contou com intervenções da Secretaria da Mesa da Assembleia Geral em substituição do Presidente, Ana Fontes, também ela Presidente da União de Freguesias de Vidago, Arcossó, Vilarinho das Paranheiras e Selhariz, que enalteceu a relevância da Associação e a sua importância para a comunidade local.

De seguida fez a sua intervenção o comandante Bruno Henriques dos Bombeiros Voluntários de Vidago, que enalteceu o trabalho “de excelência” do Corpo Ativo durante o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) de 2025, “que para além da exemplar intervenção, não deixaram de assegurar todos os restantes serviços de emergência e proteção tão necessários”, explica a Associação, numa nota publicada.

Ao Quadro Ativo foi atribuído um Louvor que foi entregue de forma simbólica ao Oficial e Subchefes da corporação. O Comandante referenciou ainda a “saudável cooperação entre a Direção e Comando ao longo dos anos”, e fez menção à “preocupação e necessidade em encontrar por parte do Município de Chaves e da ANEPC [Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil] apoio para substituir o VFCI [Veículo Florestal de Combate a Incêndio] que já passou muito para além da vida útil”. Na sua intervenção enalteceu a recente eleição para os corpos sociais da Liga de Bombeiros Portugueses do Comandante Hernâni Carvalho, dos Bombeiros de Salto, para presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Vila Real.

Já o Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, Marco Terrão, expressou “a penhorada gratidão aos Bombeiros e Bombeiras que se comprometeram e tornaram num trabalho persistente, resiliente e de elevado profissionalismo, possível que no dia de hoje possamos realizar este ato neste Salão Nobre totalmente remodelado”. O Presidente dos Bombeiros de Vidago agradeceu também aos Bombeiros Famalicenses e à sua Fanfarra, pela participação na formatura, “com tanto brilho e harmonia”.

Passados 58 anos, fazemos memória de todos que ao longo destas quase seis décadas, serviram esta Associação Humanitária. Diretores, benfeitores, associados, bombeiros. A todos e para todos o nosso sentido reconhecimento e gratidão. É com os olhos postos na história que hoje sentimos o dever de prosseguir. Com a mesma garra, o mesmo arrojo, mas também com a mesma esperança de que o caminho é para percorrer, mesmo que as dificuldades de ontem sejam uma realidade no hoje da nossa Associação”, revelou no seu discurso Marco Terrão.

O responsável pela Direção dos Bombeiros de Vidago assumiu que este foi um ano de manutenção da “estabilidade financeira”, “num quadro exigente de investimento em obras de conservação e melhoramento com execução integral do PRR[Programa de Recuperação e Resiliência] – Eficiência Energética, alargamento do parque coberto, requalificação integral do salão nobre, do ginásio, das camaratas feminina e masculina, mas também na manutenção e aquisição de meios, só possível através de apoios financeiros, e a colaboração e esforço de todos”.

PARQUE COM TRÊS NOVAS VIATURAS

Em relação à frota de viaturas, o Presidente mostrou preocupação constante na sua renovação com veículos de tipologia adequada, tendo sido benzidas três novas viaturas uma ABSC [Ambulância de Socorro], dois VAOP [Veículo de Apoio às Operações], no final da sessão solene.

A ambulância de socorro, ABSC 02, foi apadrinhada com o nome do benemérito Arquiteto João Guedes, pelo apoio financeiro na sua aquisição. Já o Veículo de Apoio às Operações, VAOP 02, foi apadrinhado pela Secção Cultural e Desportiva 2024 e 2025, representando todos os Bombeiros desta Associação, pelo “exímio trabalho e competência”, e pela realização e participação em atividades.

AMBULÂNCIA DE SOCORRO ANIMAL

Este ano, foi criado um novo meio de serviço social, a Ambulância de Socorro Animal, para os animais errantes feridos na via pública e seu tratamento. Uma parceria com o Município de Chaves e em articulação com o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC).  O veículo (VAOP 05) tem agora uma placa como marca de agradecimento ao Município.

Nesta sessão solene interveio ainda o Comandante Sub-regional do Alto Tâmega e Barroso, Artur Mota, que corroborou os elogios prestados pelo Comandante Bruno Henriques, acerca do profissionalismo, empenho, dedicação e resiliência do Quadro Ativo dos Bombeiros Voluntários de Vidago, e da sua importante colaboração do DECIR 2025. Artur Mota deixou ainda os cumprimentos à Associação Humanitária dos Bombeiros de Vidago, e o gosto que sente em poder estar presente nas datas marcantes deste corpo de Bombeiros.

O Comandante da Federação dos Bombeiros de Vila Real, Hernâni Carvalho, enalteceu o trabalho feito pelos Bombeiros sempre que são chamados ao teatro operacional, tendo parabenizado e associando ao justo Louvor prestado pelo Comandante Bruno Henriques. Deu ainda os parabéns pelo trabalho realizado na melhoria das condições do quartel em particular do Salão Nobre.

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves, Tiago Caldas, deu nota da importância dos Bombeiros e da preocupação do município “em continuar a investir”, (…) “pelo importante papel que representam e pela decisiva intervenção que têm”. O Vice-presidente acrescentou que o município tem vindo anualmente a aumentar o valor de orçamento para os Bombeiros.

Na cerimónia foi atribuída a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro ao ex-Presidente da União de Freguesias de Vidago, Arcossó, Vilarinho das Paranheiras e Selhariz, Rui Manuel Branco Rodrigues e Crachá de Ouro ao Sub-Chefe Nuno Ferreira.

O dia festivo terminou com um almoço de confraternização, onde todos celebraram os 58 anos de história dos Bombeiros Voluntários de Vidago.

 

Promoções e Condecorações

Promoções - Estagiários a Bombeiro de 3ª

Daniel Pires

Pablo Costa

Sandro Pinto

Natacha Costa

Ema Sousa

 

Condecorações-

Medalha GRAU OURO DEDICAÇÃO - 30 anos de assiduidade - 4 estrelas

Subchefe Mário António Pereira Teixeira

Medalha de Grau Cobre - 5 Anos de Assiduidade

Bombeira de 2ª - Cláudia Silva

Bombeiro de 3ª – Paulo Mendes

Bombeiro de 3ª – José Pedro Fernandes

 

Fotos: Bombeiros Vidago