Câmara de Vila Pouca de Aguiar aprova redução da participação do IRS

A proposta do Partido Socialista (PS), que será submetida à Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar, foi aprovada pelo Partido Social Democrata (PSD) e pelo Movimento Aguiarense Independente (MAI) em reunião do executivo, nos Paços do Concelho, presidida pela social democrata Ana Rita Dias.

A redução do IRS foi aprovada com os votos favoráveis do PSD (três vereadores, incluindo a presidente) e o MAI (um vereador eleito).

A proposta aprovada prevê uma descida do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) de 5% para 2,5%.

A presidente da Câmara, Ana Rita Dias, declarou a aceitação e concordância com a proposta que, “no período difícil em que se atravessa, irá aliviar as famílias do nosso concelho”, referiu a autarca.

Através de um comunicado, o PSD manifestou a aprovação à proposta apresentada pelo PS e reconheceu que, “apesar do esforço financeiro que a autarquia de Vila Pouca de Aguiar terá que fazer, para suportar este corte, as famílias serão sempre a prioridade”.

Os sociais democratas entendem que “o impacto do corte de cerca de 186.000, 00 euros no orçamento municipal será um investimento vital no bem-estar da população Aguiarense, reforçando a importância de aumentar o poder de compra e estimular a economia local”.

O PSD diz estar “comprometido em apoiar políticas que beneficiem a nossa comunidade”, e acredita que esta redução do IRS “é um passo para criar mais prosperidade nas nossas famílias”.

O PS referiu também em comunicado que “desde 2013, os aguiarenses contribuíram com cerca de 3,4 milhões de euros em IRS Municipal” e com esta redução, “uma parte significativa destes recursos será devolvida às famílias, aliviando a carga fiscal e reforçando o poder de compra dos agregados familiares.

Também o MAI votou favoravelmente por entender que esta medida “representa um benefício direto e imediato para as famílias aguiarenses”, disse numa nota publicada.

O MAI considera que “qualquer proposta que traga justiça fiscal, promova maior equilíbrio social e apoie o orçamento das famílias deve merecer um voto responsável e construtivo”.

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar aprovou ainda, por unanimidade 17 pontos na ordem do dia, com destaque para a aprovação de cinco propostas relativas a alegados consumos exagerados de água, cinco propostas relativas a urbanismo e obras/licenciamentos, duas para apoios à comunidade educativa, e ainda relativamente a Áreas de Reabilitação Urbana, entre outras.

O executivo de Vila Pouca de Aguiar é composto por três eleitos do PSD (os vereadores José Luís Teixeira e Diogo Emanuel Fernandes, incluindo a presidente Ana Rita Dias), que governa sem maioria, três vereadores do PS (Manuel Borges Machado, Sofia Raquel Guedes e Pedro Rui Crespo) e um vereador do MAI (José Alberto Diegas).

 

Sara Esteves

Foto: CM Vila Pouca de Aguiar