Atleta João Gonçalves, com raízes aguiarenses, sagra-se campeão mundial de ténis de mesa

O mesatenista João Gonçalves, treinado por Marco Rodrigues, e filho do aguiarense António Gonçalves, natural de Bornes de Aguiar, sagrou-se campeão mundial na prova de Singulares, após vitória por 3-0 dianto do jogador francês Jean Bachevellier. Na meia final, o atleta já havia derrotado outro jogador francês Aymeric Gouyaud por 3-2.

Já na competição de Pares Mistos, João Soldado formou par com Leisan Zaripova, NVA (Neutral Virtus Athlete), e acabou derrotado na partida da final contra o par francês Lucile Poquet e Aymeric Gouyaud por 3-2, conquistando a Medalha de Prata.

A Medalha de Bronze foi conseguida nos Pares Masculinos, fazendo par com o jogador francês Octave Jeanpierre, após vitória por 3-1 nos quartos-de-final contra o par egípcio Youssef Mohamed / Kareem Elzeiny e derrota na meia final por 3-2 contra o par francês Aymeric Gouyaud / Jean Bachevellier.

João Soldado termina assim este Mundial com três medalhas arrecadadas, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.

No regresso a Lisboa, João Soldado disse sentir-se “bem”. “Foi muito bom. Consegui, mas foi difícil. Tive duas finais de pares e outra de individuais. No futuro, quero mais medalhas”, destacou à Sporting TV.

Marco Rodrigues, treinador de João Soldado Gonçalves, destacou relevância da organização da prova. "A VIRTUS é, a nível mundial, a instituição que está na linha da frente para tentar regulamentar a síndrome de Down e, de alguma forma, promovê-lo ao movimento Paralímpico. Nesse sentido, é muito importante estarmos presentes e conseguir um bom resultado. A medalha de ouro nos singulares é isso mesmo", disse ainda ao mesmo canal.

De recordar que João Gonçalves, pela Seleção Nacional é tricampeão da Europa de ténis de mesa e campeão nacional da modalidade desde 2015.

O atleta no próximo ano deverá competir na Bulgária.

 

Sara Esteves

Fotos: Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e DR