CIMAT preside à Assembleia Geral do Tribunal Arbitral de Consumo

A administração do CIAB passa a ser presidida pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, representando pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino. Integram também a administração, o Município de Viana do Castelo, representado por Carlota Gonçalves Borges, o Município de Braga, representado por João Miguel Ribeiro Lemos de Medeiros o Município de Esposende, representado por António Sérgio Moreira Mano; o Município da Póvoa de Lanhoso, representado por Paulo Jorge Coimbra Fernandes do Gago; o Município de  Vila Verde, representado por Patrício José Correia Pinto de Araújo e a DECO-Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, representado por Glória da Conceição Arieira Felgueiras. Ainda fazem parte da Administração o Município de Barcelos, representado por Dalva Maria Gomes Rodrigues de Amaral e o Município de Paredes de Coura, representado por Tiago Manuel Pereira da Cunha, na qualidade de suplentes da Administração.

A Mesa da Assembleia Geral será presidida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, representado por Ana Isabel Alves Dias, integrando ainda o Município de Arcos de Valdevez, representado por Marlene Cristiana Amorim de Barros e a Universidade do Minho, representado por Maria Irene Silva Ferreira Gomes.

Já no Conselho Fiscal cabe a Presidência à Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, representada por António José Fernandes Barbosa, tendo como vogais a Associação Empresarial de Braga (AEB), representada por António de Oliveira da Costa e a Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), representado por Maria do Carmo Rodrigues Pimenta. A Associação Comercial e Industrial do Conselho de Esposende (ACICE), representado por Carlos Augusto Pereira Torres Ribeiro e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, representado por Adérito Manuel Marques Faneca. As duas últimas entidades como suplentes do Conselho Fiscal.

A nível do Conselho Técnico-Financeiro, órgão de natureza consultiva, onde participam as entidades financiadoras do CIAB, a presidência mantém-se no Município de Vieira do Minho, representada por Pedro Miguel Araújo Pires, sendo também assessorado pelas mesmas instituições do anterior Conselho, ou seja, o Município de Amares, representada por João Januário Tomáz Domingues Veloso de Barros e o Município de Terras de Bouro representada por Ana Genoveva da Silva Araújo.

O Tribunal de Consumo é a entidade competente na região para a resolução dos conflitos de consumo, resolvendo litígios relacionados com serviços públicos essenciais, como fornecimento de água, energia, comunicações eletrónicas e postais ou o transporte de passageiros, conflitos relacionados com compra e venda e garantias de bens de consumo, cumprimento dos contratos, prestação de serviços, entre outros. A competência em razão do valor é limitada a 30 mil euros.

O CIAB, é uma serviço gratuito, que atua em 24 municípios da região (Amares, Arcos de Valdevez, Barcelos, Boticas, Braga, Chaves, Caminha, Esposende, Melgaço, Monção, Montalegre, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Póvoa de Lanhoso, Ribeira de Pena, Terras de Bouro, Valença, Valpaços, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Nova de Cerveira, Vila Pouca de Aguiar e Vila Verde), onde vivem cerca de 800.000 consumidores.  No Alto Tâmega e Barroso, foi criado a 23 de junho de 2025 o Polo do Tribunal Arbitral de Consumo, no edifício da Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT), nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.

Segundo o CIAB, os Tribunais do Consumo resolveram 92% de conflitos no ano de 2024, dos mais de mil processos que deram entrada. O tempo médio de resolução do problema ronda os 66 dias. O CIAB também intervém na Rede de Apoio ao Cliente Bancário (RACE).


Texto e Foto: Sara Esteves