Sete docentes estrangeiros vistam Secundária Dr. António Granjo e conhecem a realidade escolar do concelho

A atividade, coordenada pelo professor de Inglês e responsável pelos projetos Erasmus, Miguel Almeida, centrou-se na observação de boas práticas pedagógicas em diversas áreas disciplinares, desde a língua inglesa, religião e moral, ciências naturais (práticas laboratoriais), matemática, TIC e artes visuais, com destaque para metodologias inovadoras, a integração de ferramentas digitais e a importância das relações de empatia e motivação entre professores e alunos. Houve ainda tempo para uma sessão conjunta de educação física e yoga, enquanto boas práticas de vida saudável.

Ao longo de cinco dias, os professores estrangeiros participaram em atividades pedagógicas e culturais, assistindo a aulas de diferentes níveis de ensino, em sessões de trabalho dedicadas à reflexão sobre os currículos e sistemas educativos dos diferentes países envolvidos.

O programa incluiu ainda visitas a espaços escolares, como o Clube de Ciência Viva, a áreas destinadas aos alunos com necessidades educativas especiais, o Clube de Robótica e as infraestruturas desportivas, tanto da Escola Secundária como da Escola EB Francisco Gonçalves Carneiro.

Para além da dimensão académica, os visitantes participaram em atividades culturais e sociais: visita guiada ao centro histórico e aos principais monumentos da cidade, sessão de relaxamento nas Termas de Chaves, passeio de bicicleta ao longo do rio Tâmega, visita a uma fábrica de confeção de pastéis de Chaves, entre outras experiências de intercâmbio cultural e linguístico. Houve ainda momentos de convívio gastronómico, como a prova de petiscos na sala de professores e um jantar de encerramento num restaurante da cidade.

Segundo o responsável pelos projetos Erasmus, Miguel Almeida, este tipo de parceria Erasmus+ revela-se essencial para o desenvolvimento das comunidades educativas envolvidas. “Ao permitir o contacto direto com diferentes realidades escolares, fomenta a inovação pedagógica, o enriquecimento profissional dos docentes, o fortalecimento das competências linguísticas e interculturais e o reforço de uma identidade europeia comum”.

A semana culminou com a entrega de certificados e a formalização de futuros protocolos.