Coligação Chaves Merece Mais apresenta listas candidatas ao concelho de Chaves

A coligação Chaves Merece Mais, que junta três forças partidárias PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal (IL) apresentou na sexta-feira, 12 de setembro, num jantar comício, os sete candidatos que compõem a lista do independente Marcelo Delgado à Câmara Municipal de Chaves, nas eleições autárquicas de 12 de outubro.

Além do cabeça de lista, a equipa é composta por Joaquim Tomaz, antigo diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, que é candidato a Vice-presidente da autarquia, e pela jovem Inês Melo que ocupa o nº 3. Na lista consta ainda Luís Monteiro (nº4), Isabel Cunha (nº5), Vítor Cunha (nº6) e José Ventura (nº7).

A candidatura ‘Chaves Merece Mais’ tem ainda a advogada Maria Abelha como candidata a presidente da Assembleia Municipal e o empresário Daniel Pinheiro como mandatário da candidatura.

Esta coligação tem 37 candidatos às 39 juntas de freguesia do concelho de Chaves. A candidatura não tem candidatos em São Vicente da Raia e Águas Frias.  

No dia do jantar comício, que decorreu numa unidade de restauração e eventos do concelho, o cabeça de lista desta coligação tripartida disse aos jornalistas sentir-se convicto e confiante na vitória. “Sinto-me com muita determinação, muito entusiasmo e com uma responsabilidade acrescida, porque confesso que não estava à espera de que conseguíssemos mobilizar tanta gente para este jantar. Isso significa que a nossa mensagem tem passado na sociedade flaviense, portanto, isso também aumenta a minha responsabilidade e a responsabilidade da minha candidatura. Eu não gosto muito de falar em eu. Nós somos uma equipa e essa equipa que terá, espero eu, a responsabilidade de liderar no futuro próximo o concelho de Chaves”, salientou Marcelo Delgado.

A menos de um mês das eleições autárquicas, o candidato independente apontou os principais objetivos da sua candidatura. “Chaves não pode viver eternamente em promessas adiadas. Temos que ser determinados, criar uma cultura de confiança e de esperança no povo flaviense através de um contrato social que tenha um conjunto de objetivos para cumprir. Estou a falar das piscinas municipais, do pavilhão multiusos, do nó de ligação à A24 [Autoestrada 24] e da manutenção da cidade”, que diz estar “vergonha” do ponto de vista da manutenção dos espaços públicos. “A entrada da cidade na A24, que liga ao casino é inaceitável. Chaves não pode ter uma bandeira turística e depois ter uma entrada daquelas. Portanto, nós queremos que Chaves seja mais competitiva, mais transparente, mais democrática e é esse o caminho que queremos seguir”, destaca.

“É muito difícil ser ambicioso e ao mesmo tempo realista, mas vamos conseguir fazer isso. Temos que pôr Chaves com uma melhor cidade de desporto para viver. Chaves é uma cidade inspiradora do desporto e não é só o Grupo Desportivo de Chaves. Todos os jovens têm uma vontade natural para a prática desportiva. E esse é um objetivo muito claro, mas temos outros objetivos na parte cultural. Não é aceitável que Chaves não tenha um plano cultural e continua o dissabor do ato administrativo e da construção de apoios. É preciso Chaves ter plano. Sem planeamento, não há desenvolvimento”, concluiu o candidato.

Nas últimas eleições autárquicas, o Partido Socialista liderado por Nuno Vaz, ganhou as eleições para o município em 2021 com 54,55% dos votos, reunindo as preferências de 12.989 eleitores e obtendo quatro mandatos. O PSD conseguiu três mandatos, correspondentes a 8.674 votos (36,43%) e a CDU ficou em terceiro lugar com 760 votos (3,19%).

Além do independente Marcelo Delgado que encabeça a Coligação ‘Chaves Mais’, neste município concorrem Nuno Vaz a um terceiro mandato pelo Partido Socialista, Manuel Cunha, que lidera pela sexta vez a candidatura da CDU, Manuela Tender que encabeça a candidatura do Chega e John Alves do movimento Plano C.

As autárquicas de 2025 realizam-se a 12 de outubro.

 

Candidatos da Coligação Chaves Merece Mais a 37 de 39 freguesias do concelho de Chaves

Águas Frias- sem candidato

Anelhe- Vítor Esteves

Bustelo- José Barros

Cimo de Vila da Castanheira – Palmira Fernandes

Curalha- Marlene Coelho

Ervededo – Elsa Teixeira

Faiões- Paula Anes

Lama de Arcos – Francisco Morais

Mairos- Clarisse Aires

Moreiras – Bernardete Ferreira

Nogueira da Montanha – Miguel Pinto

Oura- Victor Sousa

Outeiro Seco- Nuno Abreu

Paradela de Monforte- Maurício Santos                                                                                                             

Planalto de Monforte – Ademar Teixeira

Redondelo- Fernando Antunes

Sanfins da Castanheira – Patrick Pintor

Santa Leocádia – Amândio Machado     

Santa Maria Maior – Hugo Silva

Santo António de Monforte – Rita Rodrigues

Santo Estêvão -Cristóvão Coelho

São Pedro de Agostém – César Guedes

São Vicente da Raia – sem candidato

Tronco – Catarina Oliveira

Calvão e Soutelinho da Raia- Rosária Pereira

União de Freguesia de Eiras São Julião de Montenegro e Cela – Pedro Miranda

União de Freguesia de Loivos e Póvoa de Agrações – António Meneses

União de Freguesias da Madalena e Samaiões – Simão Martinho

União de Freguesias de Santa Cruz Trindade e Sanjurge – Maximino Fernandes

União de Freguesias de Soutelo e Seara Velha- Carlos Chaves

União Travancas e Roriz – Fernando Machado

União de Freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras – Lara Roxo

Vale de Anta – Nuno Pereira

Vilar Nantes – Marcos Barroco

Vilarelho da Raia – António Guerra

Vilas Boas - Floriano Videira

Vilela do Tâmega- Alpoim Medeiros

Vilela Seca – Cristina Fernandes

Vila Verde da Raia – Francisco Alves

 

Candidato à Assembleia Municipal de Chaves: Maria Abelha

Mandatário Candidatura: Daniel Pinheiro

 

Texto e Fotos: Sara Esteves e Chaves Merece Mais