VALPAÇOS: Praia Fluvial do Rabaçal interdita para banhos por presença de Salmonella na água

Ao ter sido detetada Salmonella depois de análises às águas, por parte dos serviços da Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, a praia fluvial está interdita para banhos.

Foi através de um comunicado que a Camara Municipal de Valpaços tornou público que a sua praia fluvial, a Praia Fluvial do Rabaçal, está interdita para banhos até novas ordens.
Na passada semana foram realizadas análises às águas da Praia Fluvial do Rabaçal pelos serviços da Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, cujos resultados confirmaram a presença do Parâmetro de Pesquisa de Salmonella.
Reforçamos que a Salmonella é uma bactéria que está presente no sistema digestivo dos humanos e animais, pelo que é facilmente libertada nas fezes, contaminando o meio ambiente. Os primeiros sinais e sintomas (diarreia, vómitos, dor abdominal, mal estar geral, cansaço) são semelhantes a outras infeções gastrointestinais.
“No dia de ontem, a Unidade de Saúde Pública voltou a proceder à colheita de água para análise, ainda sem resultados para partilhar,” lê-se no comunicado onde o autarca Amílcar Almeida refere também quer “na passada segunda-feira a autarquia abriu as comportas locais, por formal renovar a água. Ainda hoje, o município levou a cabo a recolha de uma amostra de água, garantindo assim, duas análises num curto espaço de tempo. Alertamos que a água para consumo humano, com origem no Rio Rabaçal, mantém-se própria para consumo, cumprindo todas as especificações relativamente aos valores paramétricos exigidos por lei,” conclui o comunicado.


Partilha Facebook-
08/07/2022 Jornalista: Paulo Silva Reis

Sociedade

partilha facebook