Inaugurado espaço de receção aos turistas no Complexo de Tresminas

O Centro de Apoio à Visita do Complexo Mineiro Romano de Tresminas foi inaugurado no passado sábado na presença de entidades locais e regionais. O evento decorreu no âmbito do Fim de Semana Mineiro, programa que envolveu as freguesias de Tresminas, Alfarela de Jales e Vreia de Jales.

Trata-se de um equipamento que resultou de um investimento de 250 mil euros, executado pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e financiado pela Iberdrola, no âmbito das compensações das barragens ou do Complexo Hidroelétrico do Alto Tâmega e Barroso.

Para Ana Rita Dias, presidente da Câmara Municipal, este equipamento funcional de traços minimalistas serve “para o acolhimento de visitantes, habitualmente enquadrados em grupos de grandes dimensões”. “Vai permitir atrair mais pessoas, com melhores condições, a Tresminas”, referiu, adiantando que o equipamento “reforça o trabalho desenvolvido pelo Centro Interpretativo”, num investimento que resultou da vontade da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal e da CCDR-N. A inauguração deste equipamento de apoio à visitação das galerias romanas “é mais um passo importante para a classificação do monumento como património da humanidade”, conclui.

Presente no evento, Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR-N para a área da cultura, evidenciou a importância do Complexo Mineiro, que ao ser visitado pela primeira vez “causa o mesmo espanto ao turista que as Pirâmides do Egito”.

O responsável lembrou que a cultura tem o potencial de fazer convergir os territórios e “equalizar” as diferentes regiões, como o litoral e o interior do país, pelo dinamismo e valorização que confere a cada local.

Jorge Sobrado anunciou, por fim, que em Vila Pouca de Aguiar irá nascer um polo de investigação arqueológica do Alto Tâmega e Barroso, num concelho que já integra a Rota do Romano a Norte.

A inauguração deste equipamento contou, ainda, com uma recriação histórica com um grupo que representou a VII Legião Romana. No final, houve um lanche convívio para todos os visitantes.

De referir que o Complexo Mineiro Romano de Tresminas representa uma das mais importantes explorações de ouro do Império Romano. Em novembro 2024 foi classificado como Monumento Nacional.

 

Filipe Ribeiro

Fotos: CM VPA


Partilha Facebook-
09/07/2025

Cultura

partilha facebook