Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo reconduzida no cargo

Ana Paula Carvalho segue para um novo mandato de quatro anos.

A Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo, Ana Paula Carvalho, foi reconduzida no cargo. A Tomada de Posse decorreu no final da tarde de terça-feira, 24 de junho, na Escola sede em Chaves. A diretora fez um balanço positivo dos últimos quatro anos. “Foram quatro anos muito intensos, com muito trabalho e mudanças, mas faço um balanço positivo. Estou muito contente porque acho que as coisas correram bem. O nosso agrupamento é bem visto na sociedade e na comunidade e acho que isso é muito importante, porque as pessoas já perceberam que é um agrupamento que tem algumas perspetivas e que se preocupa com os alunos”, revelou Ana Paula Martins ao Canal Alto Tâmega.

A professora de matemática, que leciona neste agrupamento há mais de 30 anos, parte para o segundo mandato, correspondente ao quadriénio de 2025-2029, com início no dia da tomada de posse. A diretora reconduzida no cargo falou do período de adaptação às novas funções, como uma das principais dificuldades. “As dificuldades maiores foi o perceber o funcionamento das coisas. Eu já tinha estado a trabalhar na direção, mas apenas como assessora da diretora e as coisas mudaram muito. Há muitas plataformas, e conhecer todas essas logísticas não foi fácil, mas faço um balanço bastante positivo”, salientou.

Com cerca de 1300 alunos, este agrupamento, composto por nove escolas, viu a sua diretora ser reconduzida no cargo. Ana Paula Carvalho parte para um novo ciclo de trabalho neste agrupamento do concelho de Chaves. “Pretendo dar continuidade aos projetos que já tínhamos. Acho que estão a funcionar muito bem, portanto, a equipa que ganha não se mexe, não é assim que se diz, e acho que está a correr tudo muito bem. O nosso principal objetivo é que as pessoas percebam que o nosso agrupamento é um agrupamento de família. Aquilo que eu quero transmitir é nós somos uma família grande e nós preocupamo-nos com os alunos. Os alunos são realmente muito importantes para nós, não só pelas suas capacidades. Quando os alunos terminam o 12º ano, eu não me preocupo apenas que eles vão com um diploma. Eles vão com valores, com perspetivas do que é que pretendem fazer na vida e saberem o que está certo e que está errado. Isso é fundamental”, admite a diretora que tomou posse no mesmo dia em que assumiu funções na direção deste agrupamento pela primeira vez.

O Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo é composto por nove estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao ensino secundário e oferece ensino regular e profissional. “A escola tem ensino regular e investimos bastante nos cursos profissionais. Preocupamo-nos muito em dar cursos que os alunos gostem porque há alunos que não gostando e não querendo seguir os cursos de prosseguimento de estudos científico-humanísticos temos que tentar dar resposta a todos e por isso, investimos bastante nos cursos profissionais”, destacou a diretora que assumiu que a escola tem a tarefa de “desmitificar os cursos profissionais”.

“Há pessoas que ainda acham que os cursos profissionais são inferiores aos outros e isso, não é verdade. Nos cursos profissionais temos muitos alunos que continuam os estudos, que vão para a universidade. Não significa que ao irem para um curso profissional tenham que ficar por aqui e tem uma mais-valia: é que os alunos que vão para os cursos científico- humanísticos não ficam com habilitações profissionais, enquanto que os do ensino profissional, além de poderem prosseguir estudos, ainda têm habilitações profissionais”, terminou por dizer.

A Tomada de Posse decorreu na Escola Secundária Dr. António Granjo, no decorrer de uma reunião do Conselho Geral do Agrupamento e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, do vereador do Município, Nuno Coelho Chaves, do Presidente do Conselho Geral do Agrupamento em substituição, Vanderlei Martins Monteiro, dos Presidentes das Associações de Pais e de Estudantes, de vários professores do agrupamento e da comunidade educativa em geral.

Ana Paula Carvalho contará com a mesma equipa na direção composta pela subdiretora Cristina Carvalho, e os adjuntos Anaïr Leite, Anabela Garcia e Ricardo Fontes.

 

Texto e Fotos: Sara Esteves


Partilha Facebook-
25/06/2025

Sociedade

partilha facebook