Médico Manuel Cunha é pela sexta vez candidato a Chaves pela CDU

O médico flaviense admite que o objetivo passa por garantir que a CDU concorre ao maior número de Assembleias de Freguesia.

Manuel Cunha de 60 anos é pela sexta vez candidato à Câmara Municipal Chaves pela CDU, nas próximas eleições autárquicas. O médico flaviense admite que o objetivo passa por garantir que a CDU concorre ao maior número de Assembleias de Freguesia, chegando assim, a mais gente.

“Queremos tentar reforçar, partindo da base, julgo que foram 10 freguesias onde nos candidatamos. Embora sejam só 10 em 39 freguesias, conjugam-se nessas 10 freguesias a maior fatia da população e, portanto, a estratégia é procurar alargar o mais possível”, salientou ao Jornal de Chaves, o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal flaviense.

O também líder da concelhia de Chaves da CDU, que concorre à autarquia de Chaves pela sexta vez, fala em “perspetivas de crescimento”, na probabilidade de haver uma lista na freguesia de Curalha, mas também relembra que ainda “é muito cedo”.

“Há aqui uma probabilidade de haver uma lista em Curalha, por exemplo, que não havia, e perspetivas de crescimento. Poderá haver até sítios onde seja mais difícil manter listas, que houve no passado, mas ainda é muito cedo e estamos muito longe. Evidentemente que as próprias eleições para a Assembleia da República vêm pelo menos, baralhar os calendários”, revelou Manuel Cunha.

O diretor do serviço de Hematologia da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, aponta que o projeto autárquico da CDU é nacional com “facetas diversas” e “adaptadas a cada região, concelho e órgão autárquico”. Um projeto “que vá ao encontro com a defesa dos serviços públicos, dos interesses das populações, da escola pública e do Serviço Nacional de Saúde, mas também, da água pública, das responsabilidades das autarquias na gestão do lixo e das águas residuais”.

O candidato da CDU, militante do PCP, defende também “uma política autárquica de proximidade que procure ir essencialmente ao encontro das populações e dos mais desfavorecidos, para a correção das assimetrias económicas, sociais, geográficas e geracionais e não, ao serviço de interesses instalados e de grupos económicos”.

Manuel Cunha é a favor da “defesa da cultura da região, da estruturação do território, do equilíbrio económico, e de uma alternativa que não vire a cara ao aumento de imigrantes e a uma onda de retorno de emigrantes portugueses que estão a regressar à região”.

Todos devem ser apoiados. Todos os que aqui residem e que aqui trabalham têm iguais direitos e iguais deveres”, disse.

Os primeiros candidatos das listas CDU à Câmara e Assembleias Municipais foram dados a conhecer no domingo, 09 de março, no final de um almoço num estabelecimento de restauração do concelho flaviense.

É candidato à Assembleia Municipal de Chaves, o independente Alcino Sá, de 75 anos, bancário aposentado sem filiação partidária, dirigente associativo dos Bombeiros Voluntários Flavienses, tendo sido Presidente do Centro Social de Aboboleira.

“É um antigo bancário, reformado e que conhece bem o concelho e as pessoas do concelho, que mostrou a sua disponibilidade. É independente, não é militante do Partido Comunistas nem do Partido Ecologista, mas é seguramente um bom cabeça de lista [à Assembleia Municipal de Chaves]”, assegurou Manuel Cunha, membro da assembleia municipal há 24 anos.

Neste almoço, com vários militantes e simpatizantes da CDU, esteve presente Gonçalo Oliveira, responsável pela Organização Regional de Vila Real do PCP, que fez um balanço da política internacional e nacional e admitiu que Chaves “precisa de uma voz da CDU na Câmara Municipal”.

A CDU está a preparar também candidaturas às freguesias do concelho.

 

Texto e Fotos: Sara Esteves


Partilha Facebook-
09/03/2025

Política

partilha facebook