Deputada flaviense leva o Parlamento aos alunos do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães

Fátima Pinto, deputada do PS, eleita pelo círculo de Vila Real, esteve na segunda-feira, 13 de janeiro, no Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, num debate escolar, inserido no Programa “Parlamento dos Jovens”, dirigido a todos os alunos dos ensinos básico (3.º ciclo) e secundário, que tem como tema para a edição deste ano “Novas Tecnologias, oportunidades e desafios para os jovens”.

Esta é uma iniciativa da Assembleia da República que procura educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.

A abertura do debate esteve a cargo do Diretor do Agrupamento, Professor Luiz Mário Carneiro, tendo ainda a sessão contado com a presença das coordenadoras do programa em questão, a professora Odete Ferreira, do ensino secundário e a psicóloga Emília Sardinha do ensino básico.

A deputada da Assembleia da República, Fátima Pinto, começou a sua intervenção, esclarecendo os alunos quanto à organização e funcionamento da Assembleia da República. De seguida abordou o tema “Novas Tecnologias, oportunidades e desafios para os jovens” e convidou os alunos presentes a participarem e refletirem sobre a temática. Foram debatidas as vantagens e desvantagens e a deputada expôs aos alunos uma visão geral acerca do tema, designadamente quanto às principais consequências da utilização das plataformas digitais.

Dando cumprimento ao procedimento do programa, no dia 08 de janeiro, realizou-se no auditório do Agrupamento, a sessão escolar com o propósito de eleger os três deputados escolares do ensino secundário, tendo sido eleitos os deputados escolares: Leonor Seara Afonso, Anna Bilbao Lopes, Ana Francisca Alves e o deputado suplente, Laurentino Filipe Costa. Já no ensino básico, foram eleitos os alunos Estela Anjos Brás, Gabriel dos Santos Ferreira, Isabel Melo e como deputado suplente a aluna Verónica Sofia Araújo, que irão representar o Agrupamento na sessão distrital de Vila Real.


Partilha Facebook-
17/01/2025

Sociedade

partilha facebook