Proteção Civil testa resposta através de simulacro de acidente com aeronave

Um simulacro de um acidente com uma aeronave em Ribeira de Pena testou na sexta feira, 27 de dezembro, a capacidade de resposta dos agentes de proteção civil.

O exercício à escala real decorreu no Heliporto Municipal de Ribeira de Pena e procurou “testar e melhorar o plano de emergência”. 

Segundo o Município, o cenário do simulacro teve por base uma perda de potência da aeronave aquando da descolagem, seguida de queda na pista e deflagração de incêndio.

Esta simulação pretendeu “testar a capacidade do heliporto para responder a uma situação de emergência e avaliar a capacidade de intervenção operacional dos meios de socorro internos da infraestrutura e da estrutura de socorro externa”. 

Este exercício contou com a participação do Município de Ribeira de Pena, Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena, Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Ribeira de Pena e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) – PIPS de Ribeira de Pena, e Comando Sub-Regional de Emergência de Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso da Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC).


Sara Esteves

Foto: CM Ribeira de Pena


Partilha Facebook-
07/01/2025

Sociedade

partilha facebook