Festival Artimanha regressa em julho à Lagoa do Alvão

Este ano, a organização do festival vai dedicar o evento à Cultura, Comunidade e Território.

A 5ª edição do Festival Artimanha realiza-se de 04 a 06 de julho na Lagoa do Alvão, também conhecida por Barragem da Falperra, em Vila Pouca de Aguiar. O cartaz foi apresentado no sábado, 28 de dezembro, no Parque Florestal de Vila Pouca de Aguiar.

Este evento cultural, que se realiza uma vez mais na envolvente da Lagoa do Alvão e combina natureza, sustentabilidade, família, campismo e autocaravanismo, será dedicado à Cultura, Comunidade e Território, revelou José Miguel Carvalho, da associação Animodia Arte & Cultura.

“O Festival quer-se na sua identidade comunitário. Desde sempre fazemos atividades com a comunidade aguiarense e do Alto Tâmega e este ano, queremos continuar nesse registo. Achamos que a cultura é, ou poderá ser, um ponto de desenvolvimento do território e temos muitos exemplos no país”, referiu.

Sem revelar a programação, José Miguel Carvalho, apontou que serão realizadas algumas atividades com a comunidade e que a seu tempo, serão anunciadas, assim como o cartaz.

“Temos várias possibilidades em cima da mesa para o cartaz, alguns projetos que não foram possível trazer no ano passado podem este ano virem a ser concretizados”, explicou a organização que espera em janeiro lançar a primeira fase dos bilhetes gerais e avançar com nomes de artistas.

“São importantes as parcerias e os apoios para que depois conseguirmos de forma mais consciente programar o festival. Queremos continuar com as parcerias do ano anterior. Queremos continuar com a parceria com o Festival Identidades porque nos identificamos com o festival”, disse.

A apresentação do festival contou com um pequeno concerto de Faixa 13, grupo natural da região do Alto Tâmega e Barroso.

ARTIMANHA ENTRE OS NOMEADOS DOS IBERIAN FESTIVAL AWARDS

O Festival de Artes ‘Artimanha’, produzido pela associação Animodia Arte & Cultura, em parceria com o Município de Vila Pouca de Aguiar, está nomeado para a 9ª edição dos Iberian Festival Awards que se realiza a 15 de março, no Algarve.

O evento está nomeado em três categorias Contribution to Sustainability (voto júri), Contribution to Equality (voto júri) e Best Non Music Festival (voto público).

“Vemos estas nomeações como positivas e valorizam o nosso trabalho, mas vamos ver se conseguimos chegar ao prémio que depende da votação do público e do júri. A possibilidade de estar no talk fest é sempre positivo porque criam-se sinergias e um Network importante”, frisou José Miguel Carvalho.

Os “Iberian Festival Awards” distinguem anualmente os eventos e os profissionais que se destacaram na indústria dos festivais em Portugal e Espanha.

A 9ª edição dos Iberian Festival Awards tem a nomeação do público e do júri dezenas de festivais portugueses e espanhóis, em 24 categorias às quais se juntam dois prémios Excelência, um para uma entidade e outro para uma personalidade.

Segundo informação disponível no 'site' oficial dos prémios, o público pode votar 'online', até 17 de janeiro de 2025.

Os 10 finalistas em cada categoria serão anunciados a 29 de janeiro e a cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 15 de março em Almancil, no concelho de Loulé.

Sara Esteves

Fotos: CM Vila Pouca de Aguiar


Partilha Facebook-
06/01/2025

Cultura

partilha facebook