Luso-italiano a residir em Chaves cria presépio com peças em esferovite

Rino Cembran, nasceu na Itália e reside há sete anos em Chaves. É na freguesia de Santa Cruz Trindade onde cria todos os anos um presépio realizado a partir de esferovite. Uma tradição de família que preserva.

Quando era mais novo, e vivia na Itália, os pais e avós tinham esta tradição durante a época natalícia. Desde que vive em Portugal, com a esposa e o filho, faz questão de criar na sua casa um presépio feito por si e com peças com mais de 70 anos.

“É um projeto de família que vejo fazer e faço desde pequenino na Itália, onde nasci. Agora em Chaves, faço também e todos os anos crio uma peça diferente, sempre alusiva ao Natal”.

Este luso-italiano replica uma vila recorrendo a algumas figuras que foram compradas e trazidas de Itália. As de maiores dimensões foram feitas com recurso ao esferovite. “Começo a prepará-lo com três meses de antecedência, faço com esferovite que é mais fácil de trabalhar e coloco luzes com fio a bateria que é mais prático e não provoca choque elétrico”, refere ao Canal Alto Tâmega Rino Cembran, jardineiro reformado.

Esta tradição é muito acarinhada pela família, sobretudo pelo filho. O Natal desta família é passado em Chaves junto da família e ao redor deste presépio preparado com a dedicação de Rino Cembran e da sua esposa.

 

Sara Esteves

Fotos: Carlos Daniel Morais

 

 


Partilha Facebook-
11/12/2024

Sociedade

partilha facebook