Projeto “A minha horta”, que juntou crianças e jovens, chega ao fim com sentido de dever cumprido

A realização do projeto permitiu criar uma horta com a ajuda das crianças e idosos do concelho.

O projeto “A minha horta” da Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar (SCMVPA) encerrou a sua atividade na sexta feira, 06 de setembro, com o sentido de dever cumprido, assegurou o Provedor, Domingos Dias.

A iniciativa de desenvolvimento socioeducativo integrou a criação de uma horta, que teve como público-alvo crianças do ensino básico, do concelho de Vila Pouca de Aguiar e utentes da Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar.

“Foi um projeto maravilhoso, que conseguiu colocar as crianças a interagir com os mais idosos, englobando pais, avós, comunidade e instituições do concelho. Foi uma iniciativa que veio dar alegria aos mais novos e aos mais velhos que ensinaram os meninos a tratar da horta”, disse o provedor da SCMVPA que anseia a continuidade do projeto mesmo depois do financiamento ter terminado.

“Fizemos este projeto com dinheiro ganho numa candidatura e esse dinheiro terminou. Só poderemos retomar o projeto se tivermos colaboração de outra entidade que subsidie”, referiu.

O projeto, coordenado por Luís Teixeira e Rita Costa, contou com 142 beneficiários, turma do 3.º e 4.º ano, que este ano letivo estão a frequentar o 4.º e 5.º ano, e campos de férias.

Durante quatro sessões semanais, de uma hora, os alunos participaram em diversas tarefas na horta e cultivaram plantas, flores, frutas, verduras, legumes e ervas aromáticas. Construíram um compostor e participaram em encontros intergeracionais com os idosos do lar, onde desenvolveram várias tarefas. Os mais velhos transmitiam conhecimento agrícola aos mais novos.

“Foi um projeto ambicioso e que trouxe a curiosidade de perceber como iria funcionar na escola e com os mais velhos, que foram os grandes professores destes jovens e colaboraram nesta horta, criando laços. É um projeto de sucesso e sabendo que há aqui alguns alunos que querem ser agricultores mais sucesso teve”, assegurou a presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

Ana Rita Dias mostrou-se disponível para ajudar a criar uma equipa, ou uma rede de trabalho, para dar continuidade ao projeto.

Também Paulo Pimenta, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar demonstrou a importância da iniciativa para o desenvolvimento das crianças e jovens. “Estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo do ano neste projeto. É o resultado do vosso trabalho, empenho e dedicação. Arrisco-me a dizer que vamos ter aqui futuros agricultores e abraçarem uma carreira na área agrícola. Enquanto diretor do Agrupamento de Escolas estou muito satisfeito porque senti que os alunos estavam apenhados, tinham motivação e mostraram interesse em participar nas atividades deste projeto. Era bom que este projeto continuasse pela mais-valia pela experiência que os alunos adquirem, pela parte social e camaradagem entre alunos e idosos, contribuindo para o desenvolvimento das nossas crianças”.

O projeto “A minha horta”, financiado pelos Prémios BPI Fundação “la Caixa” - Infância - edição 2023, contou com a parceria da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.

No final foram distribuídos cabazes pelos participantes e utentes do lar.

 

 

Sara Esteves

Fotos: Joel Magalhães


Partilha Facebook-
10/12/2024

Sociedade

partilha facebook