Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins inicia o seu Projeto Erasmus+ com a Escola Eslovena

Projeto Erasmus+ KA210 “Aprendizagem ativa - Estratégias Modernas para Aprender e Ensinar” com a Escola Eslovena Maksa Pleteršnika Pišece já arrancou.

No âmbito do projeto Erasmus + KA210 realizado em parceria com a Escola Eslovena Maksa Pleteršnika Pišece, aprovado em julho de 2024, intitulado “Aprendizagem ativa - Estratégias Modernas para Aprender e Ensinar”, foi realizada a atividade C1 - Novas abordagens de aprendizagem” na Eslovénia entre os dias 21 e 25 de outubro.

Durante essa semana deslocaram-se à Escola Parceira, o Diretor do Agrupamento, Gil Alvar, a coordenadora do projeto, Paula Araújo, e dois dos professores envolvidos no projeto, Cidália Pires e Sérgio Machado, para participarem nas atividades acordadas no projeto para essa primeira etapa.

A primeira atividade foi a receção e apresentação oficial da Escola e do seu funcionamento. Seguiram-se uma visita guiada à escola, a exposição da tipologia de atividades letivas da Escola, inclusive as realizadas em meio natural em forma de peddy-paper relacionadas com temáticas das diferentes disciplinas, estimulando aos alunos o gosto pela aprendizagem ativa e em movimento.

Os professores envolvidos usufruíram de uma formação específica na temática do projeto, dinamizada pela Dra. Sonja Rutar, professora na Universidade de Primorska e assistiram a algumas aulas de diferentes disciplinas/anos de escolaridade já realizadas com a aplicação desta tipologia de ensino/aprendizagem.

Para além destas, os professores da Escola Dr. Júlio Martins também assistiram a diversos workshops com aprendizagens interdisciplinares, promovidos pela Escola Parceira, quer na escola, quer no meio envolvente.

Ao longo dos cinco dias, os professores tiveram ainda a oportunidade de conhecer a cultura, algumas tradições e degustar a gastronomia típica da região/país.

No final da semana realizou-se a última reunião de trabalho com os docentes de ambas as escolas envolvidos nestas atividades do projeto para uma avaliação da semana e planificação das próximas.

Os professores consideraram que esta semana de trabalho “foi muito enriquecedora e motivadora. O contacto com novas metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem são uma mais valia para o sucesso escolar dos alunos, uma vez que permitem adquirir novas práticas e reavaliar as já utilizadas”, realçaram os professores.

 

Foto: DR


Partilha Facebook-
10/12/2024

Sociedade

partilha facebook