Flaviense apresenta livro sobre a gestão sustentável de resíduos

A obra "Co-compostagem de Lamas de ETAR com Biorresíduos do Tratamento Mecânico - Uma proposta de valorização de biorresíduos da Região Norte", do autor flaviense Carlos Afonso Teixeira, foi apresentada na sexta feira, 22 de novembro, em Carrazeda de Ansiães.

O Auditório do Centro de Apoio Empresarial em Carrazeda de Ansiães acolheu na sexta feira, 22 de novembro, a apresentação do livro "Co-compostagem de Lamas de ETAR com Biorresíduos do Tratamento Mecânico - Uma proposta de valorização de biorresíduos da Região Norte" do professor Carlos Afonso Teixeira, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A obra resulta num estudo que propõe a valorização de resíduos orgânicos através da co-compostagem de lamas provenientes de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) com biorresíduos de Unidades de Tratamento Mecânico e Biológico (UTMB).  Para além de explorar os aspetos técnicos do processo de compostagem, o livro apresenta resultados de um projeto-piloto desenvolvido na empresa Resíduos do Nordeste EIM, em Mirandela, que procura mostrar a viabilidade e os benefícios desta prática, nomeadamente na mitigação de emissões de gases com efeito de estufa e na promoção da economia circular. 

Carlos Afonso de Moura Teixeira, natural de Vila Verde da Raia, Chaves, é atualmente diretor do departamento de Biologia e Ambiente da UTAD e investigador integrado no Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da mesma instituição. É especialista em Engenharia Sanitária e membro sénior do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros.

A obra será também apresentada na Delegação Distrital de Vila Real da Ordem dos Engenheiros esta terça feira, dia 26 de novembro, às 18h15.

 

Fotos: Residuos do Nordeste, EIM e CM Carrazeda de Ansiães


Partilha Facebook-
26/11/2024

Cultura

partilha facebook