Município de Chaves volta a comparticipar esterilização de animais

Apoios concedidos sofreram aumento, e no caso dos cães chegará aos 80 euros para fêmeas, comparativamente aos 72 euros concedidos em 2023.

O Município de Chaves aderiu, uma vez mais, à campanha promovida pelo Instituto Nacional de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e vai avançar com novas comparticipações dos custos associados à esterilização e à identificação eletrónica de animais de companhia, ‘’de forma a promover o bem-estar animal e a saúde pública’’, referiu a autarquia.

Esta comparticipação, que sofreu aumentos face aos valores praticados anteriormente, destina-se, segundo o Município a animais esterilizados ou sujeitos à colocação de microchip, com intervenções realizadas desde 1 de outubro de 2023 até 30 de setembro de 2024, assegurou o Município flaviense.

No caso dos cães, o apoio concedido “é agora de 80 euros para as fêmeas (+8 euros) e 45 euros (+5 euros) para os machos”. Quanto aos gatos, o contributo para a esterilização “cifra-se nos 55 euros (+ 9 euros), em caso de fêmeas, e de 25 euros (+5 euros), para os machos”, explica em comunicado a autarquia. A identificação eletrónica beneficia também do apoio no valor de sete euros (+um euro) por animal.

As candidaturas a apoios disponíveis para esterilização e identificação eletrónica de cães e gatos de companhia decorrem até 22 de novembro para todas as intervenções realizadas entre 1 de outubro 2023 e 30 de setembro de 2024.

Para a Câmara Municipal, a esterilização “aumenta a esperança de vida dos animais, não só por vantagens diretas em termos de saúde, mas também por vantagens indiretas, consequentes de o animal ficar mais calmo e menos propenso a vaguear, fugir ou lutar com outros animais. Esterilizar é cuidar!”, lê-se em comunicado.

 

Sara Esteves

Foto: DR


Partilha Facebook-
05/11/2024

Sociedade

partilha facebook