Menino de seis anos morre atacado por um cão em Faiões

A Polícia Judiciária está a investigar o caso que vitimou uma criança.

Um menino de seis anos morreu na tarde de sábado, 02 de novembro, na localidade de Faiões, no concelho de Chaves, após ter sido atacado por um cão de raça rottweiler que pertencia à família paterna da vítima, confirmou a GNR de Chaves.

O acidente terá acontecido pelas 16h50. Após ter sido atacada pelo animal, a criança foi transportada por familiares para o hospital de Chaves, onde veio a falecer.

Segundo relata o jornal espanhol "El Comercio", o menino vivia em Gijón, em Espanha, e terá vindo a Chaves, durante o fim-de-semana de feriado, visitar os avós paternos que residem na freguesia de Faiões. A mãe da criança é natural de Gijón e o pai é português. A família terá recebido apoio psicológico.

Segundo o Comandante da GNR de Chaves, Tenente Barrigas, a morte violenta passou para a alçada da Polícia Judiciária que abriu uma investigação para apurar as circunstâncias em que ocorreu o ataque do animal. A mesma fonte refere que o animal foi transportado pelos serviços municipais para o canil municipal.

O Canal Alto Tâmega tentou entrar em contacto com a veterinária do Município de Chaves, para perceber as circunstâncias em que foi entregue e o que irá acontecer ao canídeo. "O animal foi recolhido ao CROAC na noite de dia 2, por solicitação das autoridades policiais, encontrando-se em sequestro, sob vigilância clínica, durante 15 dias. Só depois será tomada uma decisão legal sobre o seu destino", afirmou a veterinária responsável pelo Centro de Recolha Oficial de Animais de Chaves (CROAC).

Segundo um habitante da aldeia, a família da vítima sempre teve animais desta raça. A raça Rottweiller é considerada em Portugal, tal como em Espanha, como potencialmente perigosa.

Em Gijón a notícia da morte desta criança foi recebida com "grande dor e tristeza" assim como, no colégio de La Asunción, onde o menino estudava.

 Sara Esteves

Foto: DR


Partilha Facebook-
04/11/2024

Sociedade

partilha facebook