Sempre fomos à bola com eles! - lembranças onde se alimentam as raízes da nossa identidade

Decorreu neste sábado, na sala multiusos da Biblioteca Municipal de Chaves, a apresentação do livro “Sempre fomos à bola com eles!”. O espaço ficou repleto de amigos, em homenagem aos dezoito jogadores contemplados no livro – Melo, Lisboa, Malano, Pavão, Branco, Rendeiro, Cruz, Zé Albano, Borges, Quim Sanches, Diamantino, Pinho, Duque, Rui Riça, Paulo Alexandre, Vítor Castanheira, João Alves e Pedro Gonçalves Potinho.

O livro é composto por 18 crónicas, alusivas a cada um, onde se procurou dar a conhecer as facetas do atleta e do cidadão, integrado na vida e na época da região flaviense. A escrita, criativa e adequada ao contexto, esteve a cargo de Herculano Pombo, após recolha de elementos biográficos e fotografias, levada a cabo por Altino Rio.  

Os muitos convidados presentes foram presenteados com um momento musical, a cargo do Simão Félix, um jovem músico promissor, laureado com vários 1ºs prémios, e que integra a Academia de Artes de Chaves e Banda Musical da Casa de Cultura de Outeiro Seco, interpretando magistralmente duas consagradas partituras com o seu eufónio.

O Presidente da Câmara Municipal de Caves, Nuno Vaz, abriu a sessão, dando ênfase à importância da obra, na perspetiva da valorização da nossa identidade e homenagem aos jogadores que tantas alegrias nos deram. Enalteceu e elogiou os autores pela oportunidade e relevante qualidade da obra.

A apresentação esteve a cargo do selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, com um currículo de excelência, mas de uma simplicidade e humanismo ímpares. Fez uma intervenção brilhante, centrada na capacidade de atingir objetivos, com dedicação e paixão, lembrando cada um dos homenageados pela importância que tiveram nas suas vivências, também enquanto atleta do GD Chaves, e elogiou a obra e os seus autores.

Os promotores do livro encerraram a sessão, explicando o processo de escrita a “quatro mãos”, as motivações desta iniciativa, através da recolha criteriosa e de uma escrita apropriada ao contexto, utilizando uma linguagem com recurso a termos e expressões de uso local e regional.

Foi enaltecido por todos os intervenientes o design da capa do livro, da autoria de Inês Freitas, sublinhando a originalidade e criatividade artística.

Este livro, com a qualidade gráfica que apresenta, só foi possível graças à boa vontade de muitos colaboradores, empresas e amigos.

A todos os que tornaram possível esta obra e nos honraram com a sua presença, a nossa gratidão.

Altino Rio   


Partilha Facebook-
04/11/2024

Cultura

partilha facebook