"Laboratório de Inovação" promoveu oportunidades na Eurocidade

O evento transfronteiriço "Laboratório de Inovação: potenciar a liderança e a criatividade juvenil", que ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro, procurou desenvolver oportunidades, promover a liderança e inovação, promover o empreendedorismo e divulgar as ferramentas de cooperação.

Esta atividade, que teve lugar na sede da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, criou um espaço para aconselhar e mentorizar os jovens na procura de oportunidades existentes no território, nos âmbitos do património, audiovisual, desporto e turismo.

No primeiro dia, foi abordada a possibilidade de gerar parcerias transfronteiriças com o objetivo de criar projetos culturais, bem como as possibilidades de financiamento através de fundos comunitários, com ênfase nos programas CERV e Europa Criativa. Esta jornada esteve a cargo de Diana Gonçalves, agente cultural, investigadora e fundadora da associação Raia Creativa e de Javier Balbín, tesoureiro da Raia Creativa e Assesor Financeiro de Transfronteiriza.

Na segunda jornada, dia 26, ressaltou-se o potencial do desporto e do turismo como ferramentas de crescimento para o território transfronteiriço, em particular, Chaves-Verín, através da mesa redonda moderada por Ana Díez, gestora cultural, Paulo Neves, responsável do Gabinete de Comunicação do CAMI Motorsport eMarisol Arias, psicóloga desportiva na Rafa Nadal Academy e no RC Deportivo de La Coruña. Para terminar a atividade, seguiram-se dois workshops criativos dinamizados por Dani Diéguez y Javier Morales onde se explorou a parte prática de realizar um projeto e a criação e desenvolvimento de ideias.

Este laboratório “potenciou o contato direto dos participantes no processo de criação e desenvolvimento de projetos de forma a abrir horizontes e fomentar a sua criatividade”, revelou a Eurocidade Chaves-Verín em nota enviada. Estiveram presentes, ao longo das duas jornadas, cerca de 40 participantes.

"Laboratório de Inovação" é uma ação do projeto EUROCIDADE 2030, co-financiado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.

A iniciativa foi organizada pela Fundação Galicia Europa e desenvolve-se no âmbito do projeto Eurocidade 2030, coordenado pela Eurocidade Chaves-Verín, AECT, com a colaboração dos outros parceiros: FNAJ - Federação Nacional de Associações Juvenis, IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude e Direção Geral da Xuventude.

 

Foto: Eurocidade Chaves-Verín


Partilha Facebook-
28/10/2024

Sociedade

partilha facebook