Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar com 99.9% de sucesso no arranque do ano letivo

O ano letivo 2024/2025 no Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar arrancou com “normalidade” e com todos os professores colocados há exceção de três, revelou o diretor deste agrupamento de escolas.

O início das atividades letivas para os mais de mil e cem alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar arrancou esta quinta-feira, 12 de setembro, com todos os professores colocados, há exceção de três docentes, apontou o diretor do agrupamento, Paulo Pimenta.

“Seguindo as indicações do Ministério da Educação arrancamos com todos os níveis de ensino. Neste momento, temos o corpo docente todo colocado, temos só a situação de três substituições, resultantes de atestados médicos, mas já foram pedidos os professores para substituição e devem ser colocados brevemente”, disse.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar fala num cenário de “normalidade” neste novo ano letivo que acaba de iniciar.

“Está tudo a decorrer com normalidade. O corpo docente está todo colocado, os técnicos para o ensino profissional também, estão numa fase de contratação, por isso, diria que este ano estamos com 99.9% de sucesso no arranque do ano letivo”, salientou.

Com todas as escolas abertas, este agrupamento é constituído pela escola sede E.B 1º, 2º e 3º Ciclos de Vila Pouca de Aguiar, a Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar, a E.B 1 de Campo de Jales e a E.B 2,3 Integrada de Pedras Salgadas e sete jardins de infância.

“Temos 1106 alunos, se não me falha a memória. O número está a variar um bocadinho, porque estamos a receber alunos de fora, nomeadamente, da Venezuela, da Colômbia, do Brasil, praticamente todas as semanas, têm chegado alunos novos, mas anda nesse número”, frisou o diretor.

O USO DO TELEMÓVEL NA ESCOLA “TERÁ QUE SER AVALIADO CASO A CASO”

O uso de telemóvel nas escolas é tema controverso. O Governo recomenda a proibição do uso e da entrada destes equipamentos nas escolas para o 1.º e 2.º ciclos. A recomendação foi aprovada na quarta-feira, 11 de setembro, num Conselho de Ministros dedicado quase exclusivamente ao tema da Educação.

Paulo Pimenta admite não ter uma opinião formada, mas assegurou que vai seguir as recomendações do Ministério da Educação.

“O Conselho de Ministros aprovou as recomendações para os agrupamentos de escolas e para as escolas não agrupadas. Eu já tive a oportunidade de dar uma vista de olhos ao documento e naturalmente, que vamos, na medida do possível, seguir as recomendações do Ministério da Educação. Sendo que, nós já tínhamos algumas regras definidas em termos de funcionamento interno no que concerne ao uso do telemóvel, mas com estas recomendações da parte da tutela, vamos reunir com o Conselho Pedagógico, vamos avaliar e juntamente com as áreas disciplinares iremos apresentar uma proposta que depois irá ser implementada no nosso agrupamento”, adiantou o diretor.

Sem opinião formada quanto ao uso destes equipamentos no interior das escolas, realça que o assunto será “avaliado caso a caso, ou seja, cada nível de ensino”.

“No primeiro ciclo estou completamente de acordo, que não deva existir contacto com os telemóveis. Sou também a favor de uma dimensão pedagógica que deva existir limitações no uso do telemóvel, nomeadamente dos smartphones, desde o 2º ciclo até ao 3º ciclo. No secundário aí tenho uma opinião um bocado mais formada, ou seja, no secundário estamos a falar de alunos que estão a iniciar uma preparação para o acesso ao ensino superior, seguindo a era da globalização e o processo de digitalização em curso, penso que uma utilização cuidada e controlada não prejudica o funcionamento das aprendizagens do aluno”, terminou por dizer.

 

FESTA DE ABERTURA HOMENAGEOU AGENTES EDUCATIVOS

Nove agentes educativos que se reformaram foram homenageados na quarta-feira, 11 de setembro, numa sessão solene que decorreu no âmbito da Festa de Abertura do Ano Escolar 2024/2025 que decorreu no Espaço Multifuncional de Vila Pouca de Aguiar.

Foram distinguidos Alfredo Felícia, Armando Jeremias, Ilídio Fontoura, Manuel Jacinto, Maria Fernandes, Orlando Rodrigues e Maria Carvalho, Hermínia Alves e Maria Gomes.

Nesta sessão solene a presidente da Câmara Municipal, Ana Rita Dias, salientou que a dedicação docente “impulsiona o empenho dos alunos” e adiantou que o Município aguiarense “está empenhado em ter um ensino bem-sucedido”. O diretor do Agrupamento de Escolas, Paulo Pimenta, sublinhou ser preciso “ajudar os nossos alunos a terem sucesso educativo”. A docente Maria Diná Sarmento representante a Assembleia Municipal nesta sessão solene de abertura do novo ano escolar.

Seguiu-se uma visita dos agentes educativos ao Centro Hípico de Pedras Salgadas que realiza atividades de interação com a comunidade, como o acompanhamento terapêutico dos cidadãos nas diversas valências da equitação com fins terapêuticos.

O 1º período decorrerá até 17 de dezembro. Depois das férias de Natal, as aulas iniciarão a 6 de janeiro de 2025 e terminam a 4 de abril para todos os níveis de ensino. Após as férias da Páscoa, as atividades serão retomadas no dia 22 de abril. O final do ano letivo acontecerá em junho.

Sara Esteves

Fotos: CM Vila Pouca de Aguiar

 

 


Partilha Facebook-
12/09/2024

Sociedade

partilha facebook