Emília de Lurdes Nogueira é a nova Presidente do Rotary Club de Chaves

A transmissão de mandatos no Rotary Club de Chaves aconteceu durante a tarde de sábado, dia 22 de junho.

Numa sessão aberta à comunidade e com a presença de entidades oficiais, o presidente cessante, Francisco Taveira, passou a tarefa de dirigir o clube a Emília de Lurdes Nogueira que no seu discurso explicou esta transmissão que se prende com a data de início de novo mandato. “No mundo rotário o ano começa a 1 de julho e termina a 30 de junho e todas as estruturas diretivas, mesmo as de mais alto nível internacional, têm um mandato apenas de um ano. Daí esta mudança de presidência”.

A nova presidente, Emília de Lurdes Nogueira, realçou, contudo, no seu discurso, que apesar de mudarem as caras nos cargos “não muda a essência daquilo que distingue os rotários e que é SERVIR, porque os rotários são Pessoas de Ação”. Sublinhou ainda que os projetos à comunidade vão prosseguir, tendo destacado o projeto Sorrir para a Vida, que consiste em apoiar tratamentos dentários a pacientes oncológicos carenciados.

Referiu também a “continuada aposta no alargamento da oferta curricular da Universidade Sénior por forma a abranger um número maior de alunos, a continuidade no trabalho com os jovens de modo a fornecer-lhes competências de liderança tão necessárias na sua vida futura, bem como a reconhecer o mérito dos melhores alunos da cidade”.

A nova presidente do Rotary Club de Chaves disse ainda que a literacia artística é algo que também move os rotários de Chaves, pelo que se continuará a realizar a FLIC – Festa da Literatura de Chaves – e a Viarte – Festa das Artes de Chaves.

Outro momento importante na tarde de sábado foi também a Transmissão de Mandatos do clube jovem apadrinhado pelo Rotary Club de Chaves, o seu clube Interact: um grupo de jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, mas já comprometidos com as ações sociais e com o voluntariado. Dentre a enumeração das muitas atividades que levaram a cabo durante o ano rotário, “é de sublinhar uma Gala realizada a favor do Projeto Sorrir para a Vida e cujo valor angariado entregaram formalmente à responsável pelo projeto”.

A nova presidente aproveitou o momento para dar a conhecer a criação do Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário, grupo de voluntários que vai trabalhar em parceria com o clube rotário em prol da comunidade, tendo apresentado a pessoa que liderará o grupo durante este ano rotário: Carla Cunha, conhecida na Universidade Sénior pela sua entrega a causas que envolvem transformar as vidas daqueles que a procuram em busca de apoio.

Durante a sessão decorreram dois momentos culturais, um, protagonizado pelas jovens Iara Neto e Maria Antunes da FORMA - Estúdio de Dança de Chaves, outro momento foi a intervenção da Tuna da Universidade Sénior que, além de ter, como é habitual, encantado o auditório, aproveitou o evento para cantar pela primeira vez o hino da Universidade Sénior de Rotary de Chaves.

Para finalizar, Emília de Lurdes Nogueira reportando-se ao tema rotário para o ano 2024-2025 – “A Magia do Rotary” disse que só sonhando o impossível e acreditando na magia, os rotários continuam a servir para transformar vidas criando assim esperança no mundo.


Partilha Facebook-
26/06/2024 Repórter de imagem: DR

Sociedade

partilha facebook