Chaves assinalou os 500 anos do nascimento de Camões com um dia completo de atividades

O Município de Chaves assinalou na segunda-feira, dia 10 de junho, os 500 anos do nascimento de Camões com atividades dirigidas a todos os flavienses.

As iniciativas desportivas e culturais decorreram ao longo do dia 10 de junho, Dia de Portugal e de Camões, em Vilar de Nantes e no Jardim do Tabolado, em Chaves.

Nesta freguesia do concelho flaviense decorreu de manhã a terceira edição da caminhada "Camões Caminha pelo Brunheiro", organizada pela Associação de Desenvolvimento de Vilar de Nantes e Associação Lobos do Brunheiro de Chaves com o apoio da Junta de Freguesia de Vilar de Nantes e o Município de Chaves.

A caminhada de 10 quilómetros contou com a participação de quase 200 pessoas e passou pelo primeiro trilho do Centro de Treino de Trail do Brunheiro, inaugurado no ano passado. A atividade desportiva, cultural e lúdica procurou preservar o património natural da serra do Brunheiro e as tradições culturais da freguesia.

No Largo do Tanque, centro da aldeia, decorreu um almoço, degustação de sabores e saberes antigos, para os participantes. No início da tarde foi organizada uma tertúlia na terra do poeta com música a cargo da Associação de Desenvolvimento de Vilar de Nantes e ainda homenageados postumamente os ex-presidentes de Junta, já falecidos.

O final de tarde ficou reservado ao Festival da Juventude, com atuações de Inês Ribeiro, Fábio Teixeira, Carlos Sanches e Zack Noir no Jardim do Tabolado. Este espaço acolheu ainda o concerto “CHAVES, BERÇO DE CAMÕES” de Beatriz Pessoa.

Os diversos eventos preparados em dia de feriado nacional pretenderam “evidenciar a memória e o legado do grande poeta Luís Vaz de Camões, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e universal, dando destaque aos seus antepassados que viveram em Vilar de Nantes”.

Os fortes indícios que indicavam que os seus avós paternos residiram, nos inícios do século XVI, no concelho de Chaves, vêm-se consolidando, sendo muito provável que a antiga Aquae Flaviae tenha mesmo sido berço de Camões e tenha dado chão aos seus primeiros passos.

Recorde-se que os Flavienses deram o nome do grande poeta à sua mais importantes Praça, situada junto ao Paço do primeiro Duque de Bragança, os Paços do Concelho e a Igreja Matriz, situada bem no coração do centro histórico, evidenciando a ligação antiga que a cidade e Vilar de Nantes têm com a memória de Camões.

Foto: Junta Freguesia Vilar de Nantes


Partilha Facebook-
11/06/2024 Repórter de imagem: DR

Sociedade

partilha facebook