Estudantes atravessam a N2 de bicicleta pela mobilidade sustentável

Três jovens estudantes de Engenharia querem provar que é possível percorrer a Nacional 2 com praticamente zero emissões de carbono.

Bernardo Cerdeira, ciclista de 22 anos, Eduardo Ferreira e Roman Novayko arrancaram no sábado de Chaves rumo a Faro. Os três estudantes de Engenharia da Universidade de Coimbra estão a percorrer de bicicleta a Estrada Nacional 2, que liga o norte ao sul do país, com o apoio de um carro totalmente elétrico.

Os jovens querem provar que é possível descer a Nacional 2 com quase Zero emissões de Carbono. Trata-se da estrada mais longa de Portugal, com uma extensão de 738 quilómetros.

A iniciativa 'Road 2N Zero', pelo futuro pela mobilidade verde, da SmartFlow visa "promover a mobilidade sustentável e sensibilizar a comunidade sobre o seu papel crucial para o futuro do nosso planeta".

"Para além de acreditarmos na mobilidade sustentável, acreditamos que, muitas vezes, esta é a melhor maneira e a mais SMART por ser mais prazerosa e estimular a saúde, o convívio e a cultura. Vamos atravessar todos os sotaques, comidas, paisagens e culturas de Portugal. Vamos criar memórias e amizades ao mesmo tempo que promovemos modos alternativos para nos deslocarmos e ir ao encontro com alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)", explicam ainda os responsáveis pela iniciativa.

A viagem arrancou no sábado, 11 de maio, e termina esta quinta-feira, 16 de maio.


Partilha Facebook-
14/05/2024 Repórter de imagem: DR

Sociedade

partilha facebook