GD Chaves volta a perder e depende do ‘play off’ para cumprir objetivo da manutenção

Os ‘valentes transmontanos’ somaram a segunda derrota consecutiva, no sábado, na receção ao FC Porto (0-3), a contar para a 32.ª jornada da Liga Betclic, estando obrigados a vencer o duelo com o Famalicão, na próxima sexta-feira, para continuarem a lutar pela permanência no escalão maior do futebol nacional, ainda que este triunfo, por si só, não seja suficiente.

O Grupo Desportivo de Chaves mediu forças com o Futebol Clube do Porto, no sábado, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira. Sem os lesionados Carraça e Pedro Pinho, e sem o castigado Raphael Guzzo, o emblema azul-grená alinhou de início com Habib Sylla na linha defensiva e Hélder Morim no meio-campo.

A partida começou a baixo ritmo e ficou marcada, aos 3’, por um passe insólito de Diogo Costa que, ao tentar colocar a bola nos pés de Zé Pedro, quase ofereceu um auto-golo ao GD Chaves. Pouco depois, aos 13’, Pepê rematou forte, de fora da área, mas o esférico passou ao lado do objetivo.

Aos 17’, Francisco Conceição, uma das figuras em destaque na partida, cruzou da linha de fundo e encontrou Taremi ao primeiro poste, mas o iraniano acabou travado por Habib Sylla e a bola passou ligeiramente ao lado da baliza de Rodrigo, de regresso às redes da turma flaviense.

Ainda que sem oportunidades de golos, o GD Chaves foi agitando as águas e colocou a defensiva portista em sentido, mas não conseguiu travar a insistência dos dragões que, aos 27’, se colocaram em vantagem na sequência de um livre direto batido por Francisco Conceição (0-1).

Um minuto depois, a tarefa dos candidatos a despromoção complicou-se ainda mais: já com um amarelo após se ter excedido nos protestos na sequência de uma falta na zona central, Júnior Pius voltou a ver a cartolina amarela, seguida da vermelha, após travar Alan Varela em falta, e foi expulso, deixando o conjunto azul-grená reduzido a 10 elementos.

Com os visitados em inferioridade numérica, o FC Porto procurou aumentar a vantagem, com Taremi a falhar um golo memorável e Evanilson a obrigar Rodrigo a agigantar-se na baliza para negar o golo ao ponta de lança azul e branco.

À terceira, foi de vez, mas acabou por não contar: João Mendes enviou a bola para o fundo das redes transmontanas, mas o golo foi invalidado pelo árbitro José Bessa por fora de jogo do lateral, após alerta do VAR.

Já na compensação, Evanilson não deixou passar em branco uma assistência de calcanhar de Mehdi Taremi e rematou a contar, sem hipóteses para Rodrigo.

Para a segunda parte, Moreno fez entrar Sandro Cruz para o lugar de Habib Sylla na defesa do GD Chaves, procurando travar as investidas dos visitados, que voltaram a entrar fortes. Porém, foram mesmo os transmontanos a protagonizar a primeira ocasião de golo, com um cabeceamento enquadrado de Héctor Hernández no coração da área, mas a bola passou ligeiramente por cima da trave, tal como o de Pepê, dois minutos depois.

Aos 73’, Essugo travou Pepê na área flaviense e José Bessa assinalou grande penalidade a favor dos portistas, exemplarmente convertida em golo por Taremi, que encerrou as contas da partida (0-3) e consolidou o FC Porto no terceiro posto da tabela, com 66 pontos, mais um que o Sporting de Braga.

Já o GD Chaves continua em 17.º e penúltimo lugar, com os mesmos 23 pontos e fica, agora, obrigado a vencer o Famalicão, na próxima sexta-feira, 10 de maio, em novo jogo a disputar no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, a partir das 20h15. Porém, a vitória não será suficiente para alcançar o lugar que dá acesso ao ‘play off’: para que tal se cumpra, o Portimonense, com 28 pontos, terá de empatar ou perder com o Rio Ave, no sábado.

 

DECLARAÇÕES MORENO:

“Há dois jogos, um até à expulsão, ou até ao momento do golo do FC Porto e, depois, um jogo totalmente diferente. Não há impossíveis no futebol, não há outro caminho que não seja preparar o jogo com o Famalicão da melhor forma que sabemos”.

 

Mariana Ribeiro

Fotos: Luís Martins


Partilha Facebook-
06/05/2024

Desporto

partilha facebook