Já arrancou a construção da residência universitária em Chaves

Nova residência universitária de Chaves terá capacidade para 120 camas e prevê-se que esteja concluída em junho de 2025.

Já arrancou a obra de construção da residência de estudantes e do Campus Universitário da Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Chaves. Trata-se de uma nova residência universitária que terá capacidade para albergar 120 alunos do ensino superior.

A infraestrutura, com um investimento superior a cinco milhões de euros (ME), está a ser construída num terreno cedido pelo Município de Chaves em Outeiro Seco, mais concretamente na ligação da Zona Industrial do Alto da Cocanha à freguesia.

O AquaResidence resulta de uma candidatura do Instituto Politécnico de Bragança no âmbito do Plano Nacional de Alojamento Estudantil, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 4,5 ME.

A nova residência de estudantes em Chaves permitirá responder, em parte àquilo, que são as necessidades habitacionais para os estudantes do Ensino Superior.

De acordo com o IPB, “os edifícios serão caracterizados por recorrer a soluções construtivas inovadoras e serão dotados de elevada eficiência energética e ambiental, proporcionando altos padrões de conforto”.

No total, o Instituto Politécnico de Bragança vai construir de quatro novas residências num investimento global 16,4 milhões de euros e disponibilizar 502 novas camas. Serão criadas 200 camas com uma nova residência em Bragança, uma nova residência em Mirandela e a recuperação de um antigo Hotel, também em Mirandela, num total de 182 novas camas, além das 120 da nova residência em Chaves.

A obra em Chaves arrancou a 11 de março deste ano, com trabalhos de terraplanagem, e prevê-se que esteja concluída em junho de 2025.

No âmbito do Plano Nacional de Alojamento Estudantil, Portugal vai passar de 15 mil camas atuais para 26 mil camas até ao final de 2026.


Partilha Facebook-
19/04/2024 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Sociedade

partilha facebook