Festival Artimanha muda-se do vale para a serra do Alvão

A 4ª edição do Festival Artimanha realiza-se de 12 a 13 de julho em Vila Pouca de Aguiar, na praia fluvial de Viduedo na freguesia do Alvão. O cartaz foi apresentado no sábado, 30 de março, no Parque Florestal de Vila Pouca de Aguiar.

O Festival Artimanha já está a aquecer para nos dias 12 e 13 de julho se refrescar junto às águas do rio Torno na serra do Alvão. A quarta edição deste evento cultural, realizado habitualmente no centro da vila, mudou-se do vale para a montanha, mais precisamente para a praia fluvial de Viduedo, numa aproximação com a natureza.

“Uma vez que o tema do festival também é natureza e sustentabilidade, achamos que era pertinente irmos para montanha, neste caso, para a serra do Alvão, e proporcionar também não só a animação musical e as outras artes performativas, mas também uma componente da natureza e de família, de campismo e autocaravanismo, que pudesse dar um mote diferente ao festival”, atraindo mais festivaleiros num conceito que “é sem dúvida o que mais faz sentido para nós”, revelou José Miguel Carvalho, da associação Animódia, responsável pela organização do festival.

Crua, Curcumbia e Dj Miguel Ângelo fazem parte do primeiro dia do festival. No sábado, o festival conta com a presença de Ana Lua Caiano, Olive Tree Dance, e DJ Chega na Hora. Além do concerto, as Crua, realizam uma residência artística com o grupo de cantares do Alvão, através de uma oficina com Adufe e que incluirá a participação especial no concerto. Quanto a parcerias, serão realizadas atividades aquáticas no rio Torno em colaboração com o Pena Aventura.

Com o cartaz fechado, em termos de artistas, a organização aguarda a confirmação de algumas atividades que completam este festival que já tem bilhetes à venda. Na primeira fase, o bilhete geral custa 12 euros, e depois de 30 de abril passará para 18 euros o custo para os dois dias do evento.

O “Artimanha: Traz Arte Aos Montes” é um festival que conta com uma parceria nova com o Festival Identidades, que se realiza de 12 a 14 de agosto, na aldeia de Loivos, no concelho de Chaves.

José Miguel Carvalho do Artimanha e Marcelo Almeida do Identidades são os principais rostos destes festivais transmontanos que se realizam anualmente nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Chaves. Em comum têm, fruir a boa energia da natureza e promover a cultura identitária e sustentável na região.

A apresentação do festival contou com a presença de SantaMarta e do Dj Set Miguel Ângelo.


Partilha Facebook-
02/04/2024 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: DR Foto: CM Vila Pouca de Aguiar

Cultura

partilha facebook