União de Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide alerta para falsa convocatória militar

Cartaz falsa a convocar ex-militares para a guerra na Ucrânia foi distribuída pelas casas da freguesia.

A União de Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide, no concelho de Montalegre, alertou para falsa convocatória colocada nas caixas do correio em nome desta entidade onde são convocados ex-militares para apresentação a serviço militar.

O conteúdo falso do documento, assinado pelo Exército Português, convoca ex-militares para se inscreverem como voluntários para a guerra na Ucrânia, com a solicitação de documentos de identificação como cartão de cidadão e cédula militar para serem apresentados na junta de freguesia no domingo, 31 de março. A falsa convocatória salienta que “em caso de incumprimento do registo de voluntariado, “o cidadão será penalizado no valor de 500,00 euros”. 

A falsa mobilização refere que os voluntários desempenharão “funções como, por exemplo, tradutor de línguas”.

A União de freguesias deixou claro em comunicado, no dia 25 de março, que “nunca enviou esta ou outra convocatória do género” e acredita que a distribuição deste documento “se trata de uma brincadeira e um ato isolado que, por sinal, é de muito mau gosto.”

João da Silva Araújo, presidente da União de Freguesias, informa que o caso já foi denunciado às autoridades e apela à denuncia a casos semelhantes que possam ocorrer.


João Ribeiro


Partilha Facebook-
28/03/2024 Repórter de imagem: DR

Sociedade

partilha facebook