Região vai ter centro de arbitragem de consumo

Centro de Informação e Arbitragem (CIAB) -Tribunal Arbitral de conflitos de Consumo ficará sediado nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.

O Conselho Intermunicipal da Comunidade do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) aprovou na quarta-feira, 14 de fevereiro, a instalação de um polo do CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo na região, revelou a CIMAT em comunicado.

A decisão surgiu após admissão dos municípios que integram esta comunidade intermunicipal como associados do CIAB, à exceção de Montalegre, que já é associado desde 2002, e da própria CIM. O Centro de Informação e Arbitragem (CIAB) -Tribunal Arbitral de conflitos de Consumo ficará sediado nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, em Chaves.

De acordo com a CIMAT, esta ação visa “permitir a efetivação dos direitos do consumidor na região, designadamente o direito a uma justiça acessível e pronta, divulgar o CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo e a resolução alternativa de litígios na região e informar e resolver conflitos de consumo com origem na região”, lê-se em comunicado.

Nesta reunião foi ainda aprovado o início dos trabalhos do projeto “B-PREPARED”, liderado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em parceira com o ISA, sobre o tema “Uso da simulação de propagação de fogo para melhor antecipar e se preparar para incêndios florestais perigosos e destrutivos em nível nacional e local”.  O projeto visa “desenvolver uma plataforma de apoio à decisão que permita, vários meses antes, antecipar e priorizar as estratégias e locais de gestão de combustíveis, vários dias antes antecipar o pré-posicionamento e distribuição dos recursos no território, várias horas antes, e no âmbito de um incêndio de grande dimensão, apoiar a priorização de proteção dos aglomerados populacionais ou potenciais evacuações”.

“A CIMAT integra o projeto como “End-User”, com o principal objetivo de auxiliar a ANEPC a desenvolver a plataforma com os seus feedbacks sobre a mesma”, salientou esta CIM.

Estiveram presentes nesta reunião todos os Presidentes dos Municípios do Alto Tâmega e Barroso (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar), bem como o Secretariado Executivo da CIMAT, composto por Ramiro Gonçalves e José Alberto Diegas.


Partilha Facebook-
17/02/2024 Repórter de imagem: DR

Sociedade

partilha facebook