TEF quer promover produção cinematográfica entre Portugal e outros países

O “Festival Entre Curtas” contará com participantes portugueses e estrangeiros tendo como tema principal a interioridade rural e urbana.

O Teatro Experimental Flaviense (TEF) organiza um festival, entre 15 a 18 de maio no Cineteatro Bento Martins em Chaves, que consiste na divulgação de curtas-metragens.

Os trabalhos serão avaliados e selecionados por um júri que irá eleger 16 de projetos a serem candidatos a prémios: “Melhor Curta nacional”, “Melhor Curta internacional” e “Melhor Curta das Curtas”.

O Festival Entre Curtas, a realizar em Chaves, centra-se no interior do território, “explorando a ideia de interioridade e isolamento, tanto geográfico quanto psicológico, transcendendo barreiras rurais ou urbanas de forma a albergar dois meios tão próximos que são a Galiza e Portugal, promovendo assim a produção cinematográfica independente nas duas regiões”.

Segundo Alexandrina Martins, presidente da Direção do TEF, “para além de teatro temos também a componente de cinema e achamos que seria uma boa forma de explorar o cinema em si e esta arte”. A nova responsável pelo TEF disse ainda que alargaram a iniciativa ao país vizinho e a nível internacional “porque nos possibilita uma maior participação”.

As candidaturas estão ainda abertas, a partir do site oficial do evento, sendo a primeira chamada de 8 de fevereiro a 29 de fevereiro e a segunda chamada, dia 1 de março a 31 de março deste ano. A organização garante que até ao momento contam com mais de 100 inscrições.

O Festival Entre Curtas terá como padrinho o FIC Via XIV, realizado em Verín, Espanha.

João Ribeiro


Partilha Facebook-
16/02/2024 Repórter de imagem: DR Foto: ilustrativa

Sociedade

partilha facebook